Quadro de Goya exposto pela primeira vez desde o século XVIII
Um quadro de Francisco Goya de 1783 nunca visto em público será exposto pela primeira vez na Primavera de 2007 em Saragoça, capital da região de Aragão, nordeste de Espanha, após obras de restauro efectuadas no museu madrileno do Prado.
O "Retrato de Luis Maria de Borbón e Vallabriga", o primeiro retrato de criança executado por Goya, foi comprado por 10 milhões de euros pelas autoridades aragonesas a descendentes de um ramo da família real espanhola, que o possuíam há 233 anos.
O quadro, bem conservado, "está praticamente no estado em que Goya o deixou", declarou hoje o director adjunto do Prado, Gabriele Finaldi, na apresentação da obra à imprensa.
Retrato do filho, de seis anos, do irmão do rei de Espanha Carlos III, o quadro foi feito quando Goya começou a pintar para a Corte de Espanha. Um retrato semelhante da sua jovem irmã, a Condessa de Chinchon, encontra-se na National Gallery de Washington.
A obra ficará exposta no Museu provincial de Saragoça.
Goya, originário de Aragão, tem no Museu do Prado os seus quadros mais conhecidos, entre os quais "Os fuzilamentos do 03 de Maio de 1808".
O "Retrato de Luis MariaÓ" foi comprado por intermédio da Fundação Plaza, que se consagra à promoção de Aragão e Saragoça, onde será organizada em 2008 uma grande exposição internacional centrada no tema da água.