Quadro de Goya roubado quando seguia para o Guggenheim de Nova Iorque
Um quadro do pintor espanhol Francisco Goy a foi roubado nos Estados Unidos, durante uma transferência entre Toledo (Ohio) e Nova Iorque, onde deveria ser exposto no Museu Guggenheim, foi hoje anunciado.
O quadro "Ninos en el carreton", pintado em 1778, seria mostrado, a par tir de domingo, numa exposição que reúne 140 obras de pintores espanhóis, intitu lada "A Pintura Espanhola de El Greco a Picasso".
A pintura, que representa crianças a brincar junto a uma árvore, perten ce à colecção do Museu das Artes de Toledo (Ohio).
A seguradora oferece uma recompensa de 50 mil dólares a quem dê informa ções que permitam encontrar esta obra, anunciaram os museus de Toledo e Guggenhe im, num comunicado conjunto.
O FBI (polícia federal) está encarregue da investigação deste roubo que , segundo a imprensa, terá ocorrido a semana passada.
No momento em que desapareceu, o quadro "estava na região de Scranton, na Pensilvânia, e encontrava-se à responsabilidade de um profissional de transpo rte de obras de Arte", indica o comunicado.
O quadro, com um valor de seguro a rondar um milhão de dólares, "será p raticamente impossível de vender e portanto não tem valor no mercado", refere o texto.
O Museu de Toledo revelou que nunca até agora tinha perdido uma obra de Arte e considera que este "é um incidente isolado".
A exposição do Guggenheim, que apresenta cinco séculos de Arte espanhol a, deverá ser inaugurada com a presença de uma das filhas do rei de Espanha, a i nfanta Helena. São expostas obras provenientes de coleccionadores privados e de museus dos Estados Unidos e da Europa, incluindo o Museu do Prado, em Madrid.