Quatro realizadores abordam a doença no projecto "Diagnóstico", em antestreia na Cinemateca
Lisboa, 17 Jun (Lusa) - O projecto "Diagnóstico", composto por quatro curtas-metragens de quatro realizadores portugueses, nas quais é abordado o tema da doença, vai ser exibido em antestreia quarta-feira à noite na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.
"Diagnóstico" é uma iniciativa da JumpCut - Produtora de Teatro e Cinema, que reuniu os jovens realizadores Cláudia Rita Oliveira, Miguel Gonçalves Mendes, Patrick dos Santos Mendes e Pedro Filipe Marques para criar curtas-metragens de baixo orçamento sobre o tema da doença.
"Síndrome de Stendhal" é assinada por Patrick dos Santos Mendes, "Candidíase" foi realizada por Cláudia Rita Oliveira, "Segunda-feira" por Miguel Gonçalves Mendes, e "Eu, Luto" por Pedro Filipe Marques.
Além da proposta temática, a produtora colocou como pressupostos para o projecto que cada filme fosse rodado num único dia, que tivesse como cenário o interior de uma casa não reconhecível de filme para filme, e que os argumentos fossem adaptados aos meios técnicos e humanos disponíveis.
"A ideia surgiu da vontade de quatro amigos que trabalham na mesma área fazerem um projecto comum, optando pelo tema da doença por considerarem que seria um tema suficientemente abrangente para permitir a exploração do universo individual de cada um", explicou à Agência Lusa Ana Jordão, da JumpCut.
"Síndrome de Stendhal" mostra uma rapariga "após ter sido exposta a uma obra de arte, que entra em alucinação psicótica", enquanto "Candidíase" é uma parábola sobre duas raparigas - Cândida e Serena - com diferentes expectativas perante a sua relação.
Um ecrã, uma mulher, um homem, uma espera, um telefonema e um dia são os elementos de "Segunda-Feira", criado por Miguel Gonçalves Mendes, enquanto "Eu, Luto", de Pedro Filipe Marques, curta-metragem de ficção experimental filma uma ex-combatente de guerra que, depois da contaminação, continua a luta, "mas vai-se rendendo à doença".
A antestreia de "Diagnóstico" está marcada para as 21:30 na Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema, em Lisboa.
AG.
Lusa/Fim