Quinze à volta de um livro na Cooperativa cultural na Lousã
Uma comunidade de leitores adstrita à cooperativa cultural Arte-Via funciona na Lousã desde 2005, reunindo regularmente 15 pessoas à volta de um livro, na sede da Universidade do Autodidacta e da Terceira Idade.
A Comunidade de Leitores da Lousã (CLL) nasceu no âmbito de uma iniciativa do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (IPLB) e funcionou inicialmente com cada participante a ler uma obra diferente para depois a discutir com os restantes leitores.
"Durante os primeiros seis meses, o projecto foi financiado pela Câmara Municipal, com o apoio do IPLB, que disponibilizou a jornalista e escritora Helena Vasconcelos para líder da comunidade", explicou à agência Lusa Ana Filomena Amaral, presidente da Arte-Via.
Os membros da CLL, com idades entre os 15 e os 90 anos, participam nas sessões mensais de leitura, que arrancaram com uma periodicidade quinzenal.
A comunidade congrega professores, estudantes, funcionários públicos, reformados, uma pintora, uma advogada e uma empresária, maioritariamente mulheres.
Um dos entusiastas desta actividade é o médico aposentado Américo Viana de Lemos, de 90 anos, antigo delegado de Saúde da Lousã e sobrinho do pedagogo Álvaro Viana de Lemos (patrono da Biblioteca Municipal da Lousã).
Terminado o programa de apoio da CLL, e como a Arte- Via não tinha recursos financeiros, a comunidade manteve-se em actividade, embora de uma forma diferente, com cada participante a orientar uma sessão.
"O sistema funcionou tão bem que pensámos que podíamos continuar de forma ainda mais ambiciosa e arrojada", sublinhou Ana Filomena Amaral.
O passo seguinte da comunidade foi iniciar um novo modelo, designado "Escritor Presente", em que cada pessoa convida um escritor para apresentar uma obra.
A primeira sessão contou com o escritor inglês Michael Pye, um antigo jornalista do New York Times residente numa aldeia do concelho de Miranda do Corvo, que apresentou o livro "Despojos de Berlim", lançado em Portugal pelas edições ASA e traduzido em vários países.
Michael Pye é também autor do livro "Taking Lives" ("Tirar Vidas"), editado em 1999, que deu origem ao filme com o mesmo nome, inspirado na história real de Rasmus Kristiansen, um dinamarquês que viveu durante dois anos em Miranda do Corvo, até ser acusado pela Polícia Judiciária, em 1993, de ter morto um compatriota.
Após um pequeno interregno, a Comunidade de Leitores da Lousã regressa este mês com uma sessão onde a convidada é a própria presidente da Arte-Via, Ana Filomena Amaral, que em 2005 publicou o romance "A Casa da Sorte".