Quotidiano de Nova Iorque "estreia" galeria só para BD e ilustração no Porto

Porto, 28 Nov (Lusa) - Uma galeria dedicada exclusivamente à banda desenhada e à ilustração abre sábado no Porto com a presença do ilustrador norte-americano Marcellus Hall, que apresentará a sua exposição "Kaleidoscope City".

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A mostra, com 34 originais, e que pode ser vista até 04 de Janeiro, ilustra o quotidiano de Nova Iorque.

Marcellus Hall produz regularmente ilustrações para publicações como The New Yorker (onde assinou, em 2005, uma controversa capa), The Wall Street Journal, The Atlantic Monthly e Time.

Integra ainda os anuários da American Illustration, Communication Arts e Society of Illustrators.

A nova galeria intitula-se Mundo Fantasma e surge no espaço da livraria homónima como consequência do interesse que os seus mentores - José Rui Fernandes, Júlio Moreira e Pedro Petracchi - dedicam à banda desenhada e artes afins.

"Expor originais e comercializar originais e reproduções de qualidade é o objectivo fundamental deste novo projecto", disse Júlio Moreira.

"Dos mais prestigiados nomes mundiais, aos novos valores, passando pelos autores nacionais, o programa da galeria pretende desenvolver um panorama intenso da banda desenhada enquanto arte maior", acrescentou.

Também no sábado e igualmente no Porto, a escritora Matilde Rosa Araújo, uma das mais conceituadas autoras nacionais de contos e poesia para crianças, inaugura uma livraria dedicada ao público infanto-juvenil.

A leitura de poemas pela actriz Júlia Correia e a abertura uma exposição de ilustrações da autoria de Gémeo Luís integram o programa inaugural do novo espaço, intitulado "Papa-Livros".


PUB