Ramsés II transferido para os arredores do Cairo

A gigantesca estátua do faraó Ramsés II que estava colocada numa praça central do Cairo chegou, sexta-feira, à sua nova casa, perto das pirâmides, depois de uma viagem de cerca de dez horas pelas ruas da capital egípcia.

Agência Lusa /
Ramsés II saudado de uma varanda no seu passeio pela capital EPA

A transladação da estátua - um colosso de 83 toneladas e 11,5 metros de altura - foi acompanhada por centenas de milhares de pessoas ao longo de um percurso de trinta quilómetros.

A operação mobilizou também 1.500 soldados, além dos cerca de 400 arqueólogos, técnicos e operários que desmontaram a estátua.

A estátua, um monumento com mais de 3.000 anos, descoberto no final do século XIX, foi colocada na praça junto à estação ferroviária do Cairo em 1954, durante o governo do presidente Gamal Abdel Nasser.

A mudança de local foi decidida devido à deterioração da estátua provocada pela poluição da praça, atravessada diariamente por milhares de automóveis, e à trepidação do metropolitano.

A estátua ficará num isolado armazém situado no acesso à estrada para o porto de Alexandria, aguardando a transferência para o Novo Museu Egípcio, cuja construção deverá estar concluída em 2009.

Ramsés II, um dos mais famosos faraós do antigo Egipto, morreu no ano 1237 antes de Cristo.
PUB