Rapper Lil´Wayne lidera prémios Grammy 2009 com oito nomeações
Los Angeles, Califórnia, 04 Dez (Lusa) - O rapper norte-americano Lil´Wayne lidera a 51/a edição dos Grammy com oito nomeações, incluindo "Álbum do ano" por "Tha Carter III", anunciou a organização dos prémios de música hoje em Los Angeles, Estados Unidos.
O grupo rock britânico Coldplay, que em 2003 arrecadou quatro Grammy, está nomeado para sete categorias e os músicos norte-americanos Jay-Z, Kanye West e Ne-Yo seguem cada um com seis nomeações.
Lil´Wayne, 26 anos, já esteve nomeado antes para os Grammy, mas só nesta edição é que reuniu o maior número de nomeações, por causa de "Tha Carter III", o sétimo álbum de originais.
Para a categoria "Álbum do ano" foram escolhidos "Viva la vida or death and all his friends" (Coldplay), "Tha Carter III" (Lil Wayne), "Year of the gentleman" (Ne-Yo), "Raising Sand" (Robert Plant & Alison Krauss), e "In rainbows" (Radiohead).
Coldplay, Robert Plant & Alison Krauss partilham também nomeações na categoria "Gravação do Ano" com "Chasing Pavements" (Adele), "Bleeding Love" (Leona Lewis) e "Paper Planes" (M.I.A.).
Adele, Duffy, Jonas Brothers, Lady Antebellum e Jazmine Sullivan estão nomeados para "Artista Revelação".
O tocador de kora maliano Toumani Diabaté está nomeado na categoria de "Melhor álbum de world music tradicional", com o trabalho "The Mandé Variations", e a cantora mexicana Lila Downs e o músico brasileiro Gilberto Gil rivalizam na categoria "Melhor álbum de world music contemporâneo".
Pela primeira vez na história dos Grammy, as nomeações foram anunciadas num espectáculo transmitido em directo na televisão norte-americana e contou com actuações de Christina Aguilera, Celine Dion e John Mayer, que actuou com BB King.
A escolha das nomeações é feita a partir de uma lista de álbuns editados nos Estados Unidos entre 01 de Outubro de 2007 e 30 de Setembro de 2008.
Os vencedores das 110 diferentes categorias serão anunciados a 08 de Fevereiro, numa cerimónia marcada para o Staples Center em Los Angeles, Califórnia.
Na 50/a edição, realizada no início deste ano, Amy Winewhouse arrecadou cinco prémios, incluindo álbum do ano, mas a cantora britânica foi impedida de entrar nos Estados Unidos, tendo agradecido e actuado em Londres via satélite para a cerimónia.
A transmissão televisiva da entrega dos Grammy foi vista por cerca de 17,2 milhões de espectadores.
SS.