Rasta Fest em Beja quer ser o primeiro festival do mundo sem copos no chão

Os norte-americanos The Toaster são os "cabeças-de-cartaz" da primeira edição do Rasta Fest, um festival de música reggae e ska que decorre sexta-feira e sábado, em Beja, e pretende tornar-se o primeiro do mundo sem copos no chão.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Promovido pela "Arruaça", uma associação juvenil de Beja, o festival vai decorrer na Casa da Cultura para "promover boas práticas ambientais" ao som de sete concertos de bandas regaee e ska, além de duas sessões de Dj`s.

Vítor Alegria, da organização, explicou hoje à agência Lusa que o Rasta Fest, através de uma iniciativa "pioneira" de sensibilização ambiental, "vai tentar tornar-se o primeiro festival do mundo sem copos de plástico no chão".

"Durante o festival vamos sensibilizar todos os participantes, sobretudo o público, para não jogarem para o chão os copos de plástico das bebidas que consumirem", precisou.

Em alternativa, continuou, "vai ser pedido às pessoas para depositarem os copos em vários pontos de recolha, que vão estar espalhados por todo o recinto".

O "apelo à atitude ecológica em nome da `mãe natureza`", explicou Vítor Alegria, vai ser feito através de folhetos, entregues com os bilhetes à entrada, de faixas informativas espalhadas pelo recinto e de dois animadores.

"Temos consciência de que se trata de um meta difícil de alcançar", reconheceu Vítor Alegria, salientando que, "apesar das dificuldades, vale a pena tentar".

Os copos utilizados e depositados nos pontos de recolha, adiantou o organizador, vão ser reutilizados por dois artistas plásticos, que irão criar uma escultura durante o festival.

Além da "sensibilização ambiental", o Rasta Fest, que vai trazer os "lendários" The Toasters pela segunda vez a Portugal, pretende também "divulgar novas bandas portugueses de regaee e ska".

Na sexta-feira, o destaque vai para o concerto dos The Toasters, o único previsto para Portugal no âmbito da actual digressão pelo mundo da banda considerada a "maior referência" do ska norte-americano.

Conhecidos como os "Ramones do ska", os The Toasters, com 26 anos de carreira, vão apresentar o novo disco "One More Bullet", lançado em Abril.

O "cartaz" da primeira noite do Rasta Fest inclui também o "inovador transe psicadélico em acústico" do trio portuense OliveTreeDance, que mistura os ritmos contemporâneos da música tecno com influências latinas, afro-brasileiras e os sons do didgeridoo (instrumento de sopro usado tradicionalmente por aborígenes no norte da Austrália).

Os ritmos do reggae urbano dos portuenses Plasticina e uma sessão do DJ especializado em música jamaicana SensiMillia, de Aveiro, são outras das propostas para sexta-feira.

O ska dos Sexy Sundays, de Cascais, marca o "pontapé de saída" da última noite do festival, que continua com o "reggae à Bob Marley" dos algarvios Raspect, de Armação de Pêra.

Segue-se a mistura de reggae, ska e punk dos Skazoomba, de Lisboa, a actuação do compositor, vocalista, guitarrista e tocador de reggae Freddy Locks acompanhado pela banda Groove Missions, e, a fechar, uma sessão do DJ do Porto Xibata.

Uma feira de produtos alternativos, um telescópio, para "apreciar o céu" em noites que vão ser de lua cheia, e um espaço de gastronomia, com dois restaurantes de comidas do mundo são outras das propostas do Rasta Fest.

PUB