Rates Park entre o campo e a aventura na Póvoa de Varzim

Rates Park é um novo espaço de campo-aventura, localizado a cerca de 35 quilómetros do Porto, numa zona rural, onde é possível agitar a adrenalina ou gozar os prazeres mais suaves de um piquenique.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Situado no Parque Ambiental de São Pedro de Rates, na Póvoa de Varzim, o Rates Park foi inaugurado no passado dia 05 e apresenta-se um espaço de lazer cujo objectivo é proporcionar o equilíbrio entre a natureza e actividades lúdico-desportivas.

Slide, rappel suspenso, escalada, carreira de tiro, paint-ball, passeios de BTT e a cavalo são algumas das actividades que se podem usufruir naquele espaço verde.

Este espaço já existia como parque de merendas e sempre foi ocupado principalmente pela população local, até que a empresa Ackitsport manifestou interesse em explorar aqueles nove hectares de terreno.

Depois de conversações entre a empresa e a junta de freguesia de S. Pedro de Rates, começou o trabalho de "enquadrar actividades desportivas no espaço ambiental", afirmou, em declarações à Lusa, António Mirra, um dos sócios da Ackitsport.

"O parque de merendas estava desorganizado, vandalizado e era, muitas vezes usado abusivamente pelas pessoas que utilizavam os pontos de luz e água existentes no espaço", disse Mirra.

Numa primeira fase, a empresa já investiu cerca de 75 mil euros, com a instalação do slide, da escalada e dos circuitos de arborismo, que consistem na travessia entre plataformas montadas no alto das copas das árvores, ultrapassando diferentes tipos de pontes e obstáculos.

Até à conclusão do projecto, que deverá ocorrer em 2010, a empresa estima investir cerca de 250 mil euros com a instalação de um restaurante/espaço de lazer, bungalows, sanitários de raiz, entre outras estruturas.

"O projecto visa criar condições para trazer ao parque um público diferente, amante do campo e da aventura, que tem tendência para procurar o eco-turismo e predisposição para praticar estas actividades", sustentou Cláudia Norte, da Ackitsport.

O projecto do Parque Ambiental prevê ainda a construção de um lago artificial.

Em declarações à Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de São Pedro de Rates, Armindo Ferreira, congratulou-se com a instalação daquelas actividades lúdico-desportivas no parque.

A instalação do Rates Park no Parque Ambiental "é uma atracção, traz mais gente à terra e tem a grande vantagem de pôr ordem neste espaço, que se encontrava vandalizado, anárquico", afirmou o autarca.

Os cerca de 2.700 habitantes daquela freguesia da Póvoa de Varzim pensavam que a atribuição daquele espaço à Ackitsport seria "jogar no escuro" e que aquelas actividades mais radicais seria "um perigo", recordou Armindo Ferreira, acrescentando que, após a inauguração do espaço, "essas ideias foram afastadas".

João Macedo, de 32 anos, decidiu deslocar-se ao Rates Park com a sua família para cumprir a tradição de ali realizar, desta vez, um piquenique de arroz de marisco, confeccionado no local.

Para João, o espaço agora "está melhor" e as actividades que ali foram instaladas são boas para as crianças, mesmo sendo pagas.

Miguel, de oito anos, já experimentou o slide duas vezes, considerando ser a actividade "mais fixe" de todas ali instaladas.

"A primeira vez que fiz o slide estava com medo, mas na segunda gostei. Adorava fazer mais vezes, se a minha mã pagar", confessou Miguel.

A Ackitsport organiza programas para grupos, escolas e empresas, bem como festas de aniversário no Rates Park, sendo ainda possível realizar passeios todo-o-terreno pelo concelho.

Os visitantes podem ainda ficar a conhecer testemunhos do passado agrícola daquela freguesia, percorrendo o EcoMuseu, numa extensão de oito quilómetros.

Os programas para grupos podem incluir pernoita, já que a vizinha escola agrícola dispõe de camarata e balneários.


PUB