Ray Charles poderá, domingo, ganhar um Grammy póstumo

O músico Ray Charles, falecido em Junho último, poderá vencer mais um Prémio Grammy, pelo seu álbum póstumo "Genius loves company", editado a 30 de Agosto do ano passado.

Agência LUSA /

O CD foi gravado entre Junho de 2003 e Março de 2004, correspondendo aos últimos meses de vida do cantor.

Na sua interpretação sobressai não só firmeza e confiança como uma grande alegria e satisfação que partilha com 12 intérpretes.

Norah Jones, James Taylor, Diana Krall, Elton John, Natalie Cole, Bonnie Raitt, Willie Nelson, Michael McDonald, B.B.

King, Gladys Knight, Johnny Mathis e Van Morrison foram os escolhidos de Ray Charles.

Todos os 12 convidados já receberam um ou mais Grammy, o mais importante galardão da indústria fonográfica norte-americana, e na última década venderam mais de 10 milhões de discos.

É este álbum que poderá granjear mais um Grammy ao "génio da soul".

O álbum alcançou os mais elevados níveis vendas da carreira do cantor e músico, sendo apontado pela crítica especializada como um dos favoritos.

"No total temos ja neste CD 79 Grammy Awards", rematou à agência Lusa fonte da editora.

Só por si, Ray Charles recebeu 13 Grammy, podendo domingo a sua obra receber o 14/o.

Nas doze canções escolhidas reconhece-se a habilidade vocal e capacidade interpretativa de Ray Charles na exacta medida de cada uma das composições.

A produção discográfica é de John Burk, com excepção das faixas gravadas com Krall, Raitt, Elton John e Van Morrison, que foram produzidas por Phil Ramone.

Em número de candidaturas, o favorito nesta 47/a edição dos prémios norte-americanos da Música é Kanye West, produtor discográfico que se tornou cantor rap e que é candidato a dez Grammy.

O álbum alcançou os mais elevados níveis vendas da carreira do cantor e músico, sendo apontado pela crítica especializada como um dos favoritos.

O Hollywood Reporter considerou-o "o fenómeno do ano" por ter alcançado tantas nomeações.

A seguir a West estão Alicia Keys e Usher com oito nomeações cada um.

Alicia Keys recebeu já da Academida das artes e Ciências Discográficas cinco gramofones em 2002, e a canção "If I ain`t got you" tem todas as possibilidades de ser considerada "Canção do ano", segundo o Entertainment Weekly.

O álbum "Confessions" tornou Usher um campeão de vendas ao ter vendido mais de oito milhões de cópias e é apontado como favorito na categoria "Melhor gravação".

Para o galardão da noite, "Melhor álbum do ano", Green Day, Alicia Keys, Usher e Kanye West podem ser batidos pela força de uma lenda: Ray Charles, opinam os críticos de música norte- americanos.

Segundo o Entertainment Weekly, "a morte do génio dá um valor sentimental à sua vitória".

"Genius loves company" candidata-se a um total sete categorias.

PUB