Reabilitação das grutas de Alapraia e centro interpretativo prontos 2007

As grutas de Alapraia, São João do Estoril, poderão ser visitadas em 2007, depois das obras de reabilitação que arrancam ainda este ano, revelou hoje à Lusa a vereadora da Cultura da Câmara de Cascais, Ana Clara Justino.

Agência LUSA /

"A primeira fase da obra vai incluir a requalificação de um casal saloio num centro de interpretação e de mostra etnográfica saloia", disse à Lusa a vereadora social-democrata.

A abertura das grutas e do centro interpretativo está prevista para o fim de 2007, adiantou a autarca.

As obras, no valor de um milhão de euros, "começaram no ano passado com a limpeza do local e a análise arqueológica e geológica do espaço".

A requalificação do espaço incluiu ainda a demolição de construções para permitir a realização das necessárias "sondagens arqueológicas".

Ana Clara Justino lamentou a falta de verba para iniciar este ano a construção de uma infra-estrutura dedicada exclusivamente à exposição de artefactos arqueológicos.

A vereadora acredita que terá financiamento para esse "segundo centro interpretativo, mais pequeno, só para a parte arqueológica" em 2007.

As grutas de Alapraia serviram como necrópole na pré-história e estão classificadas como imóvel de interesse público, segundo uma nota da autarquia.

Nas décadas de 1930 e 1940 do século XX "decorreram importantes escavações arqueológicas no local que resultaram no achado de um importante espólio funerário".

PUB