Reabre sábado núcleo museológico do Solar Condes de Resende, Gaia

O núcleo museológico de arqueologia do Solar Condes de Resende, em Gaia, reabre sábado ao público depois de ter estado cerca de cin co anos encerrado para obras.

Agência LUSA /

"Objectos arqueológicos e outros de Trás-os-Montes e Alto Douro da Colecçã o Marciano Azuaga" é o nome da exposição que marca a reabertura deste núcleo.

A mostra apresenta uma vasta gama de objectos ao longo de cerca de 4.000 a nos, desde machados de pedra do neolítico até uma miniatura autêntica de um barc o rabelo.

Na exposição é possível observar objectos provenientes de Alijó, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Macedo de Cavaleiros, Torre de Moncorvo, Mogadouro, Murça, Peso da Régua, Vila Real e Vinhais, todos eles antigos e a lembrar práticas ou a ctividades caídas em desuso.

Segundo o director do Solar Condes de Resende, Gonçalves Guimarães, o núcl eo esteve aberto desde 1993 até 2001, data em que foi encerrado temporariamente para beneficiação da casa.

"Fizeram-se obras de remodelação na sala que acolhe o núcleo, tendo alguma s das peças sido expostas noutros sítios", frisou.

O núcleo pode agora ser visto de novo entre as 09:00 e as 15:00 aos dias d e semana, excepto segundas-feiras, e até às 19:00 aos sábados, domingos e feriad os. A entrada para esta visita custa um euro.

Para realizar o circuito completo ao solar, a entrada custa três euros.

PUB