Última Hora
Incêndio em bar na Suíça. Autoridades confirmam portuguesa ferida e outra desaparecida

Realizador Edgar Pêra inaugura exposição de fotos 3D inspirada em Fernando Pessoa

Lisboa, 17 fev (Lusa) - O realizador e artista plástico Edgar Pêra inaugura hoje, em Lisboa, a sua primeira exposição de fotografia em três dimensões, inspirada no universo de Fernando Pessoa e no ato de ver e de sentir.

Lusa /

"Lisboa Revistada - Photo-Liturgya Lisboeta & Kino-Exorcismo Pessoano" é o título da mostra, que é inaugurada às 18:00, na Casa da Liberdade - Mário Cesariny, em Lisboa.

De acordo com a galeria, a exposição reúne uma instalação 3D digital e um conjunto de 40 fotografias concebidas para serem observadas em duas dimensões, numa primeira leitura, e em três dimensões, com óculos anaglíficos.

"Pensar é estar doente dos olhos" escrevia outrora, Alberto Caeiro, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, que Edgar Pêra cita na exposição sobre formas alternativas de ver, de sentir Lisboa e de reler o universo pessoano.

Segundo a galeria, nesta mostra, que tem curadoria de Carlos Cabral Nunes, Edgar Pêra exprime a afinidade que sempre declarou encontrar entre a sua obra cinematográfica e as artes plásticas, a literatura e a fotografia.

Edgar Pêra criou mais de 30 filmes, entre documentários e ficções, curtas e longas-metragens, tendo sido premiado com o Pasolini de carreira, atribuído em Paris, em 2006.

Entre outros, assinou filmes como "O Barão" e "Rio Turvo", a partir de Branquinho da Fonseca, "Stillness" e "Lisbon Revisited", sobre Fernando Pessoa, "A Cidade de Cassiano", documentário dedicado à arquitetura de Cassiano Branco, selecionado para Madrid Capital da Cultura 1992, e "Movimentos Perpétuos - Cine-Tributo a Carlos Paredes".

A exposição vai estar patente até 12 de março, com entrada livre.

Tópicos
PUB