Realizadora portuguesa Cristina Miranda roda filme para cantora Dido

Lisboa, 18 Fev (Lusa) - A realizadora portuguesa Cristiana Miranda foi convidada pela cantora pop britânica Dido a rodar um filme que acompanha o álbum "Safe trip home", editado em 2008, um projecto que inclui ainda dez outros cineastas internacionais.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Cristiana Miranda, 25 anos e radicada em Londres, foi convidada para realizar uma curta-metragem para um tema do terceiro álbum de Dido, à semelhança do que aconteceu com dez outros realizadores, que fizeram pequenos filmes em diversas partes do mundo.

A realizadora portuguesa filmou "Fisherman", rodado na Nazaré com a comunidade piscatória local, para o tema "The day before the day", uma canção sobre a morte que fez lembrar a Cristiana Miranda o fado e a saudade.

"A Dido procurava realizadores de todo o mundo que tivessem alguma base em documentários e cada faixa do seu álbum remeteria para uma zona diferente do mundo. Sugeriram-me uma faixa para Inglaterra, mas eu propus outra que me lembrou o fado e a saudade e era perfeito para filmar em Portugal", disse a realizador à agência Lusa.

Cristiana Miranda escolheu a Nazaré, porque se recordava de que os pescadores tinham uma expressão muito marcada e carregada e cumpriam o propósito melancólico do tema de Dido.

Não sendo grande seguidora da música de Dido, Cristiana Miranda encontrou na cantora inglesa, e na editora Sony, uma audácia em apostar num projecto diferente dentro da indústria discográfica.

"Adorei o facto de uma artista como ela ter tirado da equação os filmes de publicidade e ter apostado em histórias verdadeiras e emocionais. Revelou bom gosto e humanidade", sublinhou a realizadora portuguesa.

Além do filme "Fisherman", foram já disponibilizadas na Internet (www.safetriphome.com) curtas-metragens de seis outros realizadores, feitas em locais tão distantes como Rio de Janeiro, Banguecoque, Bombai e Londres.

Aos 18 anos, Cristiana Miranda rumou para Londres para estudar sabendo que queria fazer cinema.

Depois de ter conseguido trabalho numa produção de Stephen Frears e de ter trabalhado para a fotógrafa Elaine Constantine, juntou-se à produtora Knucklehead.

Um documentário sobre a actriz e pin-up Dita von Teese, estreado no Discovery Channel em 2007, abriu-lhe as portas no meio televisivo e a mais propostas na área da publicidade.

Já rodou um outro documentário sobre o artista Reiner Fetting para o Discovery Channel alemão e uma campanha de publicidade com o piloto Lewis Hamilton para a marca Johhny Walker.

Cristiana Miranda não descarta trabalhar também em Portugal, mas Londres é agora a sua primeira cidade.

SS.


PUB