Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Reaparece em galeria de arte de Tel Aviv um trabalho de Banksy roubado na Palestina

por RTP
DR

Banksy pintou Slingshot Rat num bloco de cimento próximo de Belém, e o trabalho logo se tornou uma atracção turística e uma forma de solidariedade do artista com o povo dos territórios palestinianos ocupados. Depois, o bloco de cimento foi roubado e apareceu agora numa galeria de arte em Tel Aviv.

Jeries Qumsieh, um porta-voz do Ministério do Turismo palestiniano, comentou o facto sem contemplações: "Isto é um roubo de propriedade do povo palestiniano. Estas eram pinturas feitas por um artista internacional para Belém, para a Palestina e para visitantes de Belém e da Palestina. Portanto, transferi-las, manipulá-las e roubá-las é sem dúvida um acto ilegal".

A Convenção de Haia, de 1954, sobre património cultural, proíbe às potências ocupantes a retirada de património cultural de territórios ocupados. Israel é um dos Estados signatários dessa Convenção, mas a sua conivência com o desaparecimento e posterior reaparecimento do trabalho de Bansky oferece poucas dúvidas.

Para além das perguntas que ficam por responder por parte da galeria de arte, há ainda o facto notório de que o bloco de cimento teve de ser transportado de Belém para Tel Aviv passando por check points israelitas.

Banksy tem deixado a sua marca com frequência nos territórios palestinianos ocupados, manifestando com eles a sua solidariedade para com a população local. Já antes foram roubados dois desses trabalho, Wet Dog e Stop and Search, ambos realizados em Belém, e depois comprados por galerias dos EUA e do Reino Unido e expostos por elas em 2011.

Quanto a Slingshot Rat, é uma pintura a stencil que foi feita em 2007 sobre um bloco de cimento de um posto militar israelita abandonado, próximo da cidade palestiniana de Belém. Algum tempo depois, a pintura apareceu vandalizada por alguém que sobre ela escreveu “RIP Banksy Rat”. E, depois, finalmente, foi roubada por desconhecidos.

O marchand d'art israelita  Koby Abergel, a quem a galeria de Tel Aviv diz ter comprado a pintura, declarou, por sua vez, tê-la comprado a alguém que a comprou a palestinianos que a tinham em seu poder até ao princípio de 2022. 

No entanto, e ainda à luz da Convenção de Haia, a compra de propriedade pública a palestinianos - se foram palestinianos - que eventualmente a tenham roubado não isenta as autoridades do crime de receptação nem do crime de transferência de património cultural dos territórios ocupados.
pub