Recuperação do Teatro Gil Vicente em Barcelos arranca dia 3 de Janeiro

A recuperação do edifício do Teatro Gil Vicente, em Barcelos, vai começar no dia 03 de Janeiro, anunciou a autarquia, cujo presidente, Fernando Reis, assinou hoje o auto de consignação da obra.

Agência LUSA /
DR

O Gabinete da Presidência adiantou que a reabertura do Teatro, prevista para 2005, terá por base uma sala de espectáculos, com capacidade para 300 pessoas, vocacionada para espectáculos, na área da música, dança, teatro.

O espaço engloba, também, um Café-Concerto, que funciona independentemente dos espectáculos e de forma permanente.

Implantado no centro histórico, contíguo ao edifício dos Paços do Concelho, o Teatro marcará a continuidade das relações do edifício com a envolvente urbana.

O projecto de recuperação contempla, ainda, a reformulação global dos elementos existentes no edifício e um aumento das suas áreas funcionais, com a criação de dois pisos abaixo da cota do terreno.

Todo o espaço será demolido, com excepção da fachada neoclássica. No seu interior, e no rés-do-chão, está previsto um espaço de recepção que servirá usos variados, com destaque para a possibilidade de acolher iniciativas numa perspectiva de café-concerto.

Além dos espaços da entrada, o Teatro terá a sala de espectáculos, o palco e sub-palco, a caixa de palco e a sala de ensaios, os camarins, as áreas técnicas, áreas de administração e produção.

PUB