Reedição do romance "A Canga" de Horácio Bento de Gouveia lançada hoje na Feira do Livro do Funchal
Funchal, 27 Mai (Lusa) - O lançamento da reedição do romance "A Canga", do escritor madeirense Horácio Bento de Gouveia, marca hoje a 34ª edição da Feira do Livro do Funchal.
A obra, de um dos mais emblemáticos romancistas madeirenses passa a fazer parte da Colecção literária Funchal 500 anos, sendo a décima do conjunto de publicações previstas para assinalar a efeméride.
"A Canga", uma obra que fala da colonia, um dos aspectos que marca a história da Madeira, foi publicado pela primeira vez em 1949 sob o nome de "Ilhéus", para "respeitar melhor a sensibilidade da então censura prévia", diz o responsável pela introdução do livro, Thierry Proença Santos.
De acordo com Thierry Proença Santos, "A Canga" é "um romance social com coloridos de sabor neo-realista".
Horácio Bento de Gouveia nasceu no norte da Madeira, na freguesia de Ponta Delgada, em 1901, e faleceu com 82 anos, no Funchal (1983).
Professor, conferencista, escritor e ensaísta, Horácio Bento de Gouveia falou nos seus vários romances dos dramas sociais ilhéus, da vida na fábrica dos bordados, do quotidiano dos engenhos de aguardente e da cana, da experiência da emigração, das transformações decorrentes do 25 de Abril de 1974 e do desenvolvimento do turismo.
"Lágrimas Correndo Mundo", "Águas Mansas", "Torna-Viagem:romance do emigrante" da Coimbra Editora, "Alma Negra e Outras Almas", "Escritor de Juventude 1919-31´", com prefácio de Agustina Bessa Luís e "Natal na Cidade, a Festa no Campo" são algumas das suas obras publicadas.
AMB.