Reedições, inéditos e raridades para os vinte anos dos Ornatos Violeta

por © 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 10 nov (Lusa) - Os vinte anos da fundação da banda portuense Ornatos Violeta serão assinalados em dezembro com a reedição dos dois álbuns de originais e de um CD com inéditos e raridades.

Fonte da editora Universal disse à Lusa que a 05 de dezembro será lançada uma caixa que contém as reedições dos álbuns "Cão!" (1997) e "O Monstro Precisa de Amigos" (1999) e inclui também o disco "Inéditos/Raridades", com temas que estavam dispersos em compilações e outros nunca editados.

"Como Afundar", "Há-de Encarnar", "Devagar", "Rio de Raiva" e "Pára-me Agora" são os temas inéditos. Os quatro primeiros foram recuperados das sessões de gravação de "O Monstro Precisa de Amigos", enquanto o último fez parte das sessões do terceiro álbum de originais da banda, que nunca chegou a existir.

Este CD inclui ainda os temas "Dez Lamúrias por Gole" (editado em 1995 numa coletânea da revista Ritual), "Tempo de Nascer" (da compilação "Tejo Beat", de 1998), "Circo de Feras" (versão do tema dos Xutos & Pontapés para "XX Anos XX Bandas", de 1999) e "Marta" (lado B do single "Ouvi Dizer", de 1999).

Os Ornatos Violeta - Manel Cruz (voz), Peixe (guitarra), Elísio Donas (teclado), Nuno Prata (baixo) e Kinörm (bateria) -- surgiram em 1991 e duraram onze anos, durante os quais editaram apenas dois álbuns.

Apesar da vida curta, há um culto em torno da banda do Porto e em particular em torno do trabalho de Manel Cruz, autor da maioria das letras, e protagonista de outros projetos posteriores, como Pluto, SuperNada e Foge Foge Bandido.

O último concerto dos Ornatos Violeta aconteceu no Hard Club, no Porto, a 30 de novembro de 2002. Manel Cruz despediu-se dizendo "Até um dia", deixando a porta entreaberta para um regresso.

Tópicos
pub