Regina Pessoa lança livro sobre "História Trágica com Final Feliz" em Setembro
Um livro baseado nos desenhos originais da curta-metragem de animação de Regina Pessoa "História Trágica com Final Feliz", que já conquistou 45 prémios, vai ser lançado em Setembro, revelou hoje a realizadora à Agência Lusa.
Depois de ter recebido, em 2005, o Grande Prémio do Festival de Annecy, o mais importante certame de animação do mundo, "História Trágica com Final Feliz" passou por 150 festivais nacionais e estrangeiros e conquistou até hoje 45 prémios, contabilizou a produtora Ciclope Filmes, que o classifica como "o filme português mais premiado de sempre".
O sucesso alcançado por esta co-produção de Portugal, França e Canadá - que narra a história de uma menina "diferente" rejeitada pela intolerante comunidade onde vive e acaba por se isolar - levou Regina Pessoa e o produtor da Ciclope Filmes, Abi Feijó, a contactarem diversas editoras para publicar um livro.
"Como o filme tem imagens tão bonitas achei que valia a pena colocá-lo noutro suporte. Assim, mais pessoas têm acesso à história", justificou a realizadora, indicando que a obra será bilingue (português/francês), num trabalho de co-edição das Edições Afrontamento (Portugal) e a Bazaar & Co (França).
Quando estreou nos cinemas portugueses, em Março deste ano, a animação já contava com mais de trinta prémios, esteve na lista dos candidatos finalistas para os Césares do cinema francês, e na lista de dez filmes de onde saíram depois os cinco nomeados para os óscares da academia norte-americana de cinema.
Regina Pessoa, que "não esperava este sucesso", recordou as dificuldades que teve em obter apoios financeiros do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), e que o mesmo sucedeu com o seu novo projecto "Kali - O Pequeno Vampiro".
"Nunca consegui um apoio à primeira tentativa nos concursos. Mas insisti e consegui, e o mesmo sucedeu com o novo filme", relatou à Lusa a realizadora, que se dedica totalmente à criar animação, mas tem vindo a receber cada vez mais convites para fazer conferências em universidades, nomeadamente no Reino Unido, Taiwan e Austrália.
O livro sobre "História Trágica com Final Feliz" será lançado na Casa da Animação (Porto), a 21 de Setembro e inclui um DVD da curta-metragem, que tem uma duração de sete minutos e 46 segundos, e também uma "caixa de brinquedos ópticos com oito elementos, com imagens do filme e outras em branco, para que as pessoas possam criar as suas próprias animações", explicou.
A caixa de brinquedos ópticos "já foi apresentada no Festival de Annecy, em França, despertou muito interesse e fez muito sucesso", acentuou Regina Pessoa.
Sobre o seu novo projecto, que conclui a trilogia começada com "A Noite" (primeira curta-metragem, em 1999), e continuada em "História Trágica com Final Feliz", a realizadora disse apenas estar "numa fase muito inicial", e recordou que a técnica que usa - com base em gravura e serigrafia - "envolve muito tempo e trabalho".
No lançamento do livro, Abi Feijó, um dos nomes de referência da área da animação em Portugal, irá apresentar uma primeira versão de um manual para professores das artes visuais resultado de um projecto internacional que envolve Portugal, Espanha, Inglaterra, Dinamarca e Estónia.
Em declarações à Lusa, Abi Feijó revelou que esta primeira versão em inglês ("Teatching With Animation") "estará primeiro disponível na internet e mais tarde terá um formato em CD-ROM".
"O manual pode servir de apoio aos professores e ser usado nas escolas", indicou, acrescentando que estão a ser pensadas versões noutras línguas.
Este projecto - lançado por uma escola dinamarquesa de animação, que reuniu produtoras e outras escolas congéneres de vários países - é apoiado pelo Programa Europeu Leonardo Da Vinci.