"Rei" da música vence Prémio Nacional de Cultura e Artes

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

O "rei" da música angolana, José Francisco Elias, ou simplesmente "Elias Diá Kimuezo", é o vencedor do Prémio Nacional de Cultura e Artes, edição 2007, na categoria de música, foi hoje anunciado em Luanda.

Para a distinção, o júri do prémio presidido pela socióloga Fátima Viegas teve em conta "a elevada riqueza cultural da literatura oral" contida nas suas canções.

Na disciplina de dança foi atribuído o prémio ao grupo "Bisma das Acácias", da província litoral de Benguela, pelo interesse patrimonial para a cultura angolana e respeito aos padrões coreográficos musicais locais.

Outros laureados foram a equipa do programa televisivo "Conversas no Quintal", da Televisão Pública de Angola, em cinema e áudio-visuais. Na literatura venceu a escritora, Ana Paula Tavares, enquanto na categoria de ciências humanas e sociais, António Fernandes da Costa.

Na disciplina de artes plásticas, a título póstumo, coube o prémio ao escultor e artista plástico Rui de Matos e na área do teatro ao grupo teatral Horizonte Nzinga Mbandi.

O ministro da Cultura angolano, Boaventura Cardoso, que presidiu à cerimónia que serviu para anunciar os galardoados, elogiou o trabalho do júri frisando que conseguiu escolher os "melhores".

"O prémio visa distinguir os criadores que, com o seu talento e arte, foram considerados os melhores", salientou Boaventura Cardoso.

O governante felicitou ainda os criadores cujo mérito foi reconhecido além das fronteiras angolanas, nomeadamente o escritor José Edurado Agualusa, pelo prémio de ficção estrangeira atribuído pelo jornal britânico "The Independent", Cremilda de Lima e Dario de Melo, também indicados para prémios literários.

"Felicito os galardoados do prémio na convicção de que o mérito que os levou a tão elevada distinção sirva de exemplo para todos os criadores do nosso país, em particular para os jovens que se vão manifestando nas distintas disciplinas que conforma o prémio", frisou.

Os prémios serão entregues a 07 de Novembro próximo, numa gala promovida em saudação ao Dia da Independência Nacional, que se assinala a 11 de Novembro.

pub