Rei do Carnaval chega domingo com sátira ao caso Freeport

Ovar, 4 Fev (Lusa) - O primeiro grande momento do Carnaval de Ovar é já no próximo domingo, com a Chegada do Rei, que irá satirizar o caso Freeport, adiantou hoje José Américo Sá Pinto, presidente da Fundação do Carnaval e vereador socialista na autarquia local.

© 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Com ironia, o presidente da Fundação adianta: "Ninguém vai escapar às referências ao caso Freeport. Vai ser bonito, vai!".

A sátira está a cargo dos elementos do grupo carnavalesco Axu-Mal, que, a partir das 15:00, acompanham o Rei e a Rainha no seu desfile pelas principais ruas do centro de Ovar.

Para José Américo, a principal particularidade do cortejo, no entanto, é que, "ao contrário do que acontece noutras cidades, que convidam actores brasileiros ou estrelas de televisão, em Ovar é obrigatório que o Rei e a Rainha do Carnaval sejam da terra".

Artur Loureiro e Rosa Augusta foram os escolhidos para assumir esses papéis em 2009. José Américo conta que "ambos foram grandes foliões no seu tempo" e recorda que Artur Loureiro "foi um dos primeiros homens a vestir-se de mulher no Carnaval de Ovar, isso ainda nos anos 30, nos tempos do «Carnaval Sujo»".

Em 2008, 120 mil pessoas assistiram às diferentes propostas do Carnaval de Ovar, que envolverá este ano 20 grupos carnavalescos e quatro escolas de samba, num total de 2000 participantes. A organização do evento conta ainda com a ajuda de outras 1000 pessoas, que arrancaram com os preparativos para a festa em Setembro de 2008.

A edição deste ano tem um orçamento de 500 mil euros, resultante, em partes iguais, do apoio da autarquia e das receitas de bilheteira da edição anterior. Os preços mantêm-se: para o Grande Corso, a 22 e 24 de Fevereiro, há bilhetes entre os 6 e os 13 euros, consoante sejam lugares sentados ou de pé; para o desfile das escolas de samba, no dia 21, só há lugares de bancada e custam 7,5 euros.

"Ainda pensámos aumentar os preços", afirma o presidente da Fundação do Carnaval, "mas preferimos mantê-los iguais aos do ano passado", devido "às dificuldades económicas que todos estão a enfrentar". O responsável faz as contas: "Se fosse só um adulto a comprar bilhete, era uma coisa. Mas quando ele traz a esposa e duas crianças, isso já fica num encargo muito grande".

"Achámos que devíamos ter alguma contenção nos preços para assegurar que as pessoas continuam a vir ao Carnaval com a família toda", acrescenta.

Nas propostas gratuitas, o responsável destaca três: o Carnaval das Crianças, no dia 15; a Grande Noite de Reis, dia 20; e a Noite Mágica, dia 23.

A oferta "menos tradicional" encontra-se na Tentzone, um espaço de dança e concertos por onde irá passar o cantor brasileiro Dudu Nobre, os DJ Fernando Alvim e Martin Solveig, as bandas portuguesas Per7ume e Enapá 2000, e o grupo cubano Orishas.

Os bilhetes para os diversos momentos do Carnaval de Ovar estão disponíveis a partir do dia 11 na sede da Fundação do Carnaval, na Rua Dr. Manuel Arala, em Ovar.

AYC

Lusa/Fim


PUB