Relação do Theatro Circo com Braga em exposição evocativa do centenário da sala

Braga, 20 jul (Lusa) -- O Theatro Circo de Braga vai celebrar este ano o centenário da sua existência, iniciando as comemorações na terça-feira, pelas 18:00, com uma exposição onde se reflete sobre a relação deste espaço com a cidade, refere hoje um comunicado da sala de espetáculos.

Lusa /

"O Theatro e a Cidade", exposição inaugural do "Projeto Memória", vai dar a conhecer o "espólio que o teatro reuniu durante cem anos", onde estão reunidos "originais fotográficos", "a primeira ata assinada pelos fundadores" e "outros documentos de elevada relevância", lê-se no comunicado.

A exposição, que terá lugar no salão nobre do Theatro Circo, é fruto de uma parceria com a Biblioteca Pública de Braga e ficará disponível para visita gratuita até 21 de agosto, de terça-feira a sábado, entre as 14:30 e as 18:30.

O "Projeto Memória" conta com mais três exposições e conferências, até 21 de abril de 2016, data de encerramento das comemorações, onde se pretende refletir sobre a relação entre "O Theatro e a Arquitetura", a 23 de outubro, "O Theatro e a Programação", a 22 de janeiro, e "O Theatro e o Futuro", a 21 de abril, dia que marca o 101.º aniversário do espaço.

A primeira conferência deste ciclo, que aborda a "importância fulcral da produção e programação artística e cultural para o desenvolvimento da cidade e qual o papel efetivo do teatro na cidade" ocorre na sexta-feira, no auditório do Teatro Circo, pelas 15:00, acrescenta a organização do evento.

Os professores de Geografia, de História e de Sociologia da Universidade do Minho, Miguel Bandeira, Ana Macedo e Albertino Gonçalves, respetivamente, são três dos oradores deste evento, que contará também com a presença de Mário Caeiro, professor de Design da Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha.

Segundo a nota informativa, este projeto vai dar origem a um livro que "revela a história dos cem anos do Theatro Circo".

Tópicos
PUB