Relação entre gémeos verdadeiros inspira "A Lã e a Neve" de Madalena Victorino
Lisboa, 30 ago (Lusa) - A relação especial entre gémeos verdadeiros inspirou a coreógrafa Madalena Victorino a criar o espetáculo "A Lã e a Neve", cuja estreia nacional está prevista para novembro, em Guimarães.
A nova coreografia vai também ser apresentada no palco da Culturgest, em Lisboa, a 15 e 16 de dezembro, no âmbito da nova temporada da entidade, numa coprodução Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura.
Contactada pela agência Lusa, Madalena Victorino revelou que recebeu cerca de meia centena de respostas ao apelo que fez online, no final de julho, em busca de gémeos verdadeiros, de várias idades, que quisessem participar neste projeto.
"Recebi muitas respostas em Lisboa, e procurei também gémeos no norte do país, porque a peça vai ser estreada em Guimarães", acrescentou a coreógrafa, cujos projetos da área da dança envolvem por vezes uma determinada comunidade.
Nascida em 1956, em Lisboa, foi cofundadora, em 1991, do Fórum Dança, associação cultural sem fins lucrativos que promove a dança nas áreas da educação, investigação, coreografia, interpretação e produção artística.
"Sou uma coreógrafa muito interessada na relação entre a arte e a sociedade, sobre aquilo que ela tem de mais forte. E o que tem de mais forte são as pessoas que a vão construindo", comentou à Lusa a coreógrafa, cuja carreira passou já por um vasto trabalho nas áreas da pedagogia da dança, das artes na comunidade e na educação.
"A Lã e a Neve", cujos ensaios começarão em setembro, vai debruçar-se sobre "a beleza e o enigma da comunicação, e também sobre o Inverno", porque Madalena Victorino gostava de "recuperar uma das estações do ano, já que as estamos a perder".
Os gémeos que vão colaborar no projeto serão usados como fonte de pesquisa, porque a coreógrafa sempre quis investigar uma forma de relação que considera especial.
"Têm formas de comunicar entre si que as outras pessoas não conhecem. Há uma harmonia e uma relação tão próxima, que só existe entre gémeos verdadeiros, por razões genéticas, socais e culturais", sustentou.
Na peça vão colaborar três grupos de gémeos, de várias gerações, de residentes tanto em ambiente urbano, como em ambiente rural: um grupo será alvo de entrevistas, outro terá uma participação mais profunda, e um terceiro grupo uma participação mais esporádica no espetáculo.
"A Lã e a Neve" é o título da peça "porque apesar de serem muito parecidas, afinal têm grandes diferença, o que tem a ver também com a personalidade dos gémeos. Quase sempre um é mais reservado, e o outro mais extrovertido", explicou a coreógrafa.
Na peça participam ainda nove intérpretes profissionais da área da dança, de várias nacionalidades, desde Portugal, Espanha, França e Roménia.
A música da coreografia "A Lã e a Neve" terá autoria de Carlos Bica e de João Paulo Esteves da Silva.