Relatos criativos de quatro arquitetos vencem Prémio Arquitectos Agora
Os relatos criativos dos arquitetos Marta Sousa Pinto, João Cepeda, Teresa Ornellas Azevedo e Tiago Atalaia foram os vencedores da 3.ª edição do Prémio Arquitetos Agora (PAA), anunciou hoje a Ordem dos Arquitetos (OA).
De acordo com a OA, a cerimónia de entrega dos prémios, com entrada livre, vai decorrer no dia 26 de junho, às 18:30, na sede da entidade, em Lisboa, e contará com uma conferência de cada um dos premiados.
Anteriormente designado Prémio Estágios em Portugal e no Mundo, o PAA visa distinguir relatos criativos dos novos membros em relação ao seu período de aquisição de experiência profissional, e podem concorrer todos os membros da OA, inscritos a partir de 2010.
Este ano, a OA recebeu candidaturas ao galardão, no valor de 500 euros, entre 04 e 29 de maio, e o júri foi constituído pelo arquiteto João Favila, pelo fotógrafo Fernando Guerra e pelo artista Tomaz Hipólito.
Sobre Marta Sousa Pinto, o júri considerou que fez "um trabalho descritivo num texto muito poético, no qual se destaca a postura de reagir às dificuldades que se advinham na profissão".
Quanto à candidatura de João Cepeda, destacou "a síntese da sua experiência num documento muito coerente, sustentando-se no conceito japonês de `intervalo` que está sempre presente em todos os projetos em que participa".
Teresa Ornellas Azevedo apresentou "um texto crítico que revela com ironia a importância do papel do arquiteto num lugar que, à partida, não é o dele. Inclusão da arquitetura num ambiente que lhe é completamente externo desmontando o `sonho` da experiência de estágio".
Quanto ao arquiteto Tiago Atalaia, "superou a experiência do ateliê e procurou os fundamentos da profissão", na proposta que apresentou a concurso.
Além do prémio pecuniário, cada um dos vencedores terá o seu trabalho exposto na Galeria da Ordem dos Arquitetos, de 24 de junho a 17 de julho.
O PAA tem por objetivo "registar e distinguir a capacidade imaginativa dos concorrentes ao refletir, relatar e expor as expectativas, as experiências vividas e suas repercussões", lê-se no regulamento.