Remix Barroca e Coral de Letras da UP tocam na Casa da Música
A Remix Orquestra Barroca e o Coral de Letras da Universidade do Porto dedicam o seu concerto de dia 13, na Casa da Música, ao "Requiem k626", de Mozart, anunciou, no Porto, fonte da instituição.
Este concerto, que está integrado na comemoração dos 250 anos do nascimento de Mozart, decorre na Sala Guilhermina Suggia (Sala 1) da Casa da Música, a partir das 19:30.
Com direcção musical de Jaapter Linden, um especialista do período barroco e clássico, e direcção coral de José Luís Borges Coelho, este espectáculo conta ainda com as vozes de Eduarda Melo (soprano), Carina Vinke (meio-soprano), Frédéric Burdet (tenor) e Neil Baker (barítono).
O Requiem de Mozart, datado de 1791, é uma obra incompleta, rodeada por especulações e mistério devido ao anonimato da sua encomenda.
Mozart escreveu aos poucos esta missa fúnebre, que deve o seu nome à expressão "requiem aeternam dona eis" ("dai-lhes o repouso eterno"), mas faleceu antes de a conseguir acabar.
Houve muita disputa depois da sua morte para decidir qual a versão que terminaria o Requiem, sendo a mais famosa a versão apresentada neste concerto, a do discípulo Xaver Süssmayr.
O maestro Jaapter Linden é reconhecido como um dos mais destacados intérpretes de música barroca e com uma sólida reputação internacional, a nível do repertório a solo e em música de câmara.
Violinista e gambista, tem sido cada vez mais requisitado para dirigir orquestras e ensembles, destacando-se, entre outras, a Deutsche Kammerphilharmonie, a Beethoven Akademie, a Orquestra Barroca da União Europeia e a Sinfonietta de Amesterdão.
Tem no seu currículo diversos prémios internacionais, entre os quais o prestigioso Deutsche Schallplattkenkritik (Prémio da Crítica Discográfica Alemã).
É também reconhecido pela gravação da integral das sinfonias de Mozart, com a Academia Mozart de Amesterdão, ensemble que fundou no ano 2000.
Formada a partir de um núcleo de instrumentistas da Remix Orquestra, a Remix Orquestra Barroca actua desde 2003 com o intuito de se especializar na interpretação histórica da música barroca e clássica.