Renovado Centro Cultural Português em Luanda recebe `Portugal Novo`
O primeiro-ministro português, José Sócrates, inaugura quarta-feira em Luanda a exposição `Portugal Novo`, que reúne obras de alguns dos mais consagrados artistas nacionais nas renovadas instalações do Centro Cultural Português de Luanda.
A mostra, que integra obras de artistas como Paula Rego, Julião Sarmento ou Jorge Molder, entre outros, é uma organização conjunta do Instituto das Artes do Ministério da Cultura de Portugal e do Centro Cultural Português.
Esta exposição, que já esteve patente no Brasil, integra-se na participação do Instituto das Artes na I Trienal de Luanda e poderá ser visitada até 02 de Junho na capital angolana.
A inauguração desta mostra de artistas portugueses pelo primeiro-ministro José Sócrates servirá também para abrir ao público, pela primeira vez, as renovadas instalações do Centro Cultural Português de Luanda, que sofreu importantes obras de remodelação ao longo dos últimos dois meses.
As obras abrangeram a área destinada a exposições, mas também o auditório, com capacidade para 120 pessoas, que ficou equipado para projecção de filmes, espectáculos de teatro e música, realização de seminários e pode também disponibilizar vídeo- conferências.
Para a conclusão das obras falta apenas a intervenção na zona da biblioteca, uma das mais frequentadas de Luanda, que permitirá duplicar a sua capacidade de atendimento e dotá-la de novas tecnologias, incluindo o acesso à Internet.
As novas instalações, mais modernas, inserem-se numa perspectiva de reposicionamento da imagem cultural portuguesa em Angola, que se pretende que venha a ser mais actuante nos próximos tempos.
A presença de José Sócrates na inauguração desta mostra é um sinal da importância que as autoridades portuguesas atribuem à vertente cultural nas relações entre os dois países.
Nessa perspectiva insere-se também o concerto que hoje à noite se realiza junto à Baía de Luanda, intitulado `Abraço de Irmãos`, que conta com a presença dos portugueses Da Weasel e dos angolanos Paulo Flores e Gingas do Maculusso.
Este espectáculo, integrado nas comemorações do quarto aniversário da assinatura dos acordos de paz em Angola, é aberto ao público e realiza-se no largo junto ao Banco Nacional de Angola.
A vertente cultural na visita de José Sócrates a Angola estará ainda patente no jantar que o primeiro-ministro português oferece quinta-feira à noite, que contará com a actuação da portuguesa Mafalda Arnaut.