Requalificação dos Clérigos arranca na quinta-feira na Capela de Nossa Senhora da Lapa
Porto, 19 dez (Lusa) -- As obras de conservação e restauro da capela de Nossa Senhora da Lapa, integrada no edifício da Irmandade dos Clérigos, no Porto, orçadas em cerca de 100 mil euros, arrancam na quinta-feira.
"É objetivo da Irmandade inaugurar a capela renovada para o aniversário dos 250 anos da construção dos Clérigos", afirmou à Lusa Américo Aguiar, que preside à instituição.
A obra, cujos custos serão suportados pela Irmandade, tem um prazo de execução de 90 dias.
Esta manhã decorreu a primeira reunião de obra, que conta com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte.
Segundo Américo Aguiar, este restauro e conservação da capela tem também como objetivo acabar com uma lenda da cidade, que recai sobre uma passagem da capela para a Igreja, que nunca existiu.
"Nunca houve passagem, mas as pessoas dizem que a avó entrava na capela até à Igreja", sublinhou.
No âmbito das comemorações dos 250 anos dos Clérigos, a Irmandade pretende também requalificar a torre e a igreja dos Clérigos, numa empreitada que representará um investimento global de cerca de dois milhões de euros.
Considerada como um símbolo e marca da cidade, a torre, que tem 75 metros de altura, está inserida num edifício que tem três pisos intermédios.
Com a requalificação do edificado, a Irmandade dos Clérigos pretende criar uma "oferta museológica para a cidade", através da exposição de diversos materiais litúrgicos e ourivesaria.
O conjunto arquitetónico dos Clérigos, em estilo barroco, da autoria do pintor e arquiteto Nicolau Nasoni, foi construído em terreno desnivelado e está classificado como monumento nacional desde 1910.
A capela de Nossa Senhora da Lapa fica virada para a rua dos Clérigos.