"Retrato de Dama" de Ticiano vai a leilão em Madrid

Um quadro do pintor Ticiano (1490-1576) descoberto este ano, intitulado "Retrato de Dama", vai ser leiloado em Madrid no dia 19 por um valor base de 360 mil euros, noticia hoje o El Pais na sua edição online.

Agência LUSA /

Desconhecida até meados deste ano, a obra, de 95 por 80,5 centímetros, um óleo sobre tela, apresentava na parte de trás dois selos de lacre com tripla flor-de-lis e coroa real com a inscrição "Inventaire nº433.Portrait de Femme por Titien/Etiene chef du tresor Royal".

"É uma pintura de Ticiano que não se conhecia e surpreende que não existam cópias antigas ou gravuras", comentou Miguel Falomir, responsável pela pintura italiana no Museu do Prado, em Madrid, onde a pintura foi submetida a exames radiológicos.

O especialista garantiu que a obra é da autoria do pintor italiano, "embora não se trate de uma das suas obras-primas".

Idêntica avaliação foi feita pelo historiador de arte Roberto Alonso, perito em pintura antiga na leiloeira Segre.

Roberto Alonso assinalou que prosseguem as investigações para descobrir a identidade da mulher retratada e a sua procedência.

Em Março deste ano, o especialista foi contactado por uma família catalã que deseja manter-se no anonimato, também possuidora de pintura espanhola antiga, no sentido de descobrir a autoria do retrato.

O historiador de arte assinalou que a inscrição na parte de trás da tela não faz referência ao nome da mulher retratada, mas suspeita que esta tenha pertencido à família real francesa, concretamente aos príncipes de Condé.

A composição do quadro, com a dama ao centro e um cesto de flores sobre o regaço, cortinas à esquerda e uma ampla paisagem à direita, é comparável à da imperatriz Isabel de Portugal, pintada por Ticiano em 1548 e actualmente no Prado, e à de retratos femininos que realizou com Eleonora Gonzaga, duquesa de Urbino.

PUB