Revista com personagem português da Turma da Mónica ofi editada em Portugal

Lisboa, 02 Fev (Lusa) - A revista brasileira da Turma da Mónica, criada por Maurício de Sousa, que apresenta em estreia a personagem portuguesa António Alfacinha, foi colocada à venda esta semana em Portugal.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

António Alfacinha - "o miúdo luso" - é apresentado no número sete da revista do Cebolinha, uma das personagens da Turma da Mónica, que saiu em Julho de 2007 no Brasil, mas só agora distribuída no mercado português.

De um total de nove pequenas histórias, António Alfacinha aparece em três, que se desenvolvem sempre em torno das diferenças de sotaque no uso da Língua Portuguesa entre brasileiros e portugueses.

A personagem, que traja calções verdes e uma camisola vermelha (as cores da bandeira portuguesa), está constantemente a dizer "ó pá!" e "pois" e a utilizar palavras que habitualmente não fazem parte do vocabulário dos brasileiros, originando vários equívocos entre a Turma da Mónica.

Se os amigos do Cebolinha dizem "gata", "garota" e "mina" quando vêem uma rapariga, António Alfacinha diz "gaja".

No Brasil, "porreiro" é "legal", "ardina" é "jornaleiro", "jogo de futebol" é "pelada" e "parvoíce" é "bobagem".

A nova personagem portuguesa foi desenhada nos Estúdios de Maurício de Sousa, o famoso criador da Mónica, Cascão e Cebolinha, mas surge com uma imagem estereotipada do que é ser português, utilizando um vocabulário pouco usual nas crianças.

Numa das histórias, António Alfacinha conta que quando for adulto vai ter um bigode, à imagem do pai, que aparece retratado com um farfalhudo bigode, um colete verde e um lápis atrás da orelha.

A mãe surge de avental, a varrer a casa ou a apresentar um prato de bolinhos de bacalhau e outro de pastéis de Santa Clara.

Quando se apaixona pela Mónica, António diz que está "enamorado" e, depois de participar um jogo de futebol, refere que quer tirar o "jaleco" e as peúgas.

Segundo os Estúdios de Maurício de Sousa, a introdução desta nova personagem destina-se a mostrar às crianças as diferenças no modo com a Língua Portuguesa é falada dos dois lados do Atlântico.

A revista, um pouco mais pequena que o formato A5 e distribuída em Portugal pela Panini, apresenta na capa António Alfacinha a sair do aeroporto de mala na mão.

SS.

Lusa/Fim


PUB