Ricardo Alexandre lança livro sobre a Palestina e a Intifada

O jornalista da RTP Ricardo Alexandre apresenta quinta-feira, no Porto, o livro ""Palestina, Viver na Intifada", escrito na sequência de várias reportagens por si efectuadas naquele estado do Médio Oriente.

Agência LUSA /

O livro, a apresentar na loja FNAC de Santa Catarina, surgiu na sequência de um convite dirigido a Ricardo Alexandre pelo jornalista Hernâni Carvalho, encarregado pela editora Sete Caminhos de elaborar uma colecção de livros sobre grandes reportagens.

Ricardo Alexandre, que, ao serviço quer da RTP quer da Antena 1, acompanhou vários cenários de guerra e instabilidade do planeta, foi convidado a transformar em livro a experiência que recolheu na Palestina em 2001, já depois do início da Segunda Intifada, provocada pela entrada de Ariel Sharon no Pátio das Mesquitas de Jerusalém.

O livro inclui reportagens sobre temas como uma manifestação conjunta do Hamas e da Jihad Islâmica e o quotidiano no campo de refugiados de Khanyonos, e entrevistas a personalidades como Xavier Solana, que na altura ocupava já as funções de "Senhor PESC", responsável pela política exterior da União Europeia.

Ricardo Alexandre adiantou à Lusa que, para além da reportagem, o livro foi complementado com um enquadramento histórico e político que se estende até ao último Verão - não abarcando apenas a morte de Arafat.

Ao longo da sua carreira, o jornalista acompanhou os bombardeamentos da Sérvia pela NATO, as guerras étnicas do Kosovo e da Bósnia, a queda de Milosevick, a abertura da capital afegã, Cabul, ao exterior e os episódios de Timor após o referendo.

PUB