Rita Redshoes estreia-se a solo em "Golden Era", a editar segunda-feira
Lisboa, 11 Mar (Lusa) - Rita Redshoes, alter-ego da cantora Rita Pereira, edita este mês o primeiro álbum a solo, "Golden Era", cujas influências vão do cinema americano dos anos 1960 à música dos anos 1980, disse a artista à agência Lusa.
"Golden Era", que será apresentado ao vivo quarta-feira no Musicbox, em Lisboa, sairá na próxima semana pela Anjo da Guarda, uma etiqueta da editora iPlay.
Depois de ter passado pelos Atomic Bees e de fazer parte actualmente da banda de David Fonseca, Rita Redshoes decidiu mostrar as músicas que tem andado a compor nos últimos anos.
O álbum apresenta 12 músicas cantadas em inglês, uma dúzia de exemplos de pop melódica que remete para os universos de Fiona Apple, Cat Power, dos primeiros tempos dos Goldfrapp ou ainda de David Fonseca.
"As canções são fragmentos de mim, de coisas que eu penso sobre o amor, são influenciadas pelo que eu vejo, não tanto pela música, mas por imagens, por filmes. Tenho muitas imagens gravadas na minha cabeça e tudo isso me influencia", explicou a cantora à Lusa.
De "Golden Era" são já conhecidos os temas "Dream on girl" e "Hey Tom", que têm estado a servir de cartão de visita da música de Rita.
"Estes dois temas revelam dois universos onde o álbum de facto se encaixa, entre o `uptempo´ e músicas mais intimistas", disse.
O álbum é co-produzido pela autora e por Nelson Carvalho e nele participam Filipe Monteiro (guitarra eléctrica e teclados), Nuno Simões (baixo), Sérgio Nascimento (bateria) e ainda uma secção de cordas.
Muito do conceito deste projecto a solo passa também pela imagem e pela personagem que Rita criou, entre a Dorothy de "O feiticeiro de Oz" e a extravagância visual dos anos 1980.
É um projecto "inspirado num mundo fantástico, não tão real, uma coisa arrojada, associando um lado rock a uma ideia de feminilidade", descreveu a cantora.
Rita Redshoes tem formação clássica e em piano e as primeiras experiências na música remontam à adolescência, quando começou a tocar na bateria do irmão, Bruno Pereira.
Passou pelo grupo de teatro Ita Vero, de Loures, e um dia substituiu o vocalista da banda do irmão, que deu origem aos Atomic Bees.
Foi ao ouvir os Atomic Bees e o álbum "love.noises.and.kisses" que David Fonseca chegou até Rita Pereira e a convidou para integrar a banda que o acompanha ao vivo.
A parceria com o ex-Silence 4 acabou por se estender também aos discos, tendo participado nas gravações de "Our hearts will beat as one" (2005), no qual canta o tema "Hold Still", e "Dreams in Colour" (2007).
"O David foi dos primeiros a quem mostrei as maquetas que andei a gravar nestes últimos anos e foi dos que mais me pressionaram para avançar com o álbum", reconheceu Rita Pereira.
Ao vivo, Rita Redshoes apresentará os temas do álbum, aos quais acrescentará canções que deixou de fora e versões de Nancy Sinatra e Ricky Nelson, dois artistas cujo universo a cantora diz encaixarem bem na sua música.
Da agenda de concertos de Rita Redshoes para os próximos meses, o destaque vai para as primeiras partes dos espectáculos dos Shout Out Louds (26 de Março na Aula Magna de Lisboa) e de David Fonseca (12 de Abril Coliseu de Lisboa).
A par da música, Rita Pereira prepara-se para concluir o curso de Psicologia.
SS.
Lusa/Fim