Rock in Rio 2008 une Lisboa e Madrid pelo ambiente
O ambiente é o tema central da edição de 2008 do Rock in Rio que, pela primeira vez, decorre em duas cidades, Lisboa e Madrid, e envolverá no caso espanhol a construção de uma nova "cidade do rock" nos arredores da capital.
Pormenores da edição do festival foram hoje divulgados numa conferência de imprensa em Madrid, mas está ainda por conhecer o elenco das bandas que em 2008 - em Maio e Junho em Lisboa e em Junho e Julho em Madrid - se apresentarão ao público.
Roberto Medina, presidente da Fundação Better World e "cérebro" do Rock in Rio, explicou hoje que as alterações climáticas se consolidam como tema de destaque do projecto social "Por um Mundo melhor" que marca a realização do Rock in Rio.
"É um passo grande para a internacionalização mas que consolida o projecto para todos. Aqui falamos também da imagem do Rio e da imagem de Lisboa e talvez o público espanhol vá mais ao Rock in Rio em Portugal do que nas edições anteriores", disse.
"Vamos ter ainda mais turismo e a soma das comunicações de Portugal e de Espanha, juntos, será mais forte do que foram o Rio ou Lisboa sozinhos", sustentou.
A chegada do Rock in Rio a Madrid marca, como explicou Roberto Medina, o processo de internacionalização do festival, que até 2014 estuda eventuais ampliações adicionais, mas que, garantiu, continuará também a apostar em Lisboa.
"Só estou aqui em Espanha porque o povo português acreditou em mim e me deu esta oportunidade agora", vincou.
"Com dois eventos - argumentou - temos um poder de manobra ainda maior com os artistas. Isso reforça o `casting`, que tem sido bom mas pode ser ainda melhor. Há uma sinergia grande entre os dois projectos, as televisões transmitirão os eventos e isso dará mais integração dos dois mercados que podem até falar mais entre si, através do Rock in Rio".
Medina explicou que, na edição em Lisboa, haverá mais moda, uma ampliação da pista de gelo e de neve, incluindo com espaço infantil, e até mais espaço para grupos portugueses, à semelhança do que acontecerá em Madrid, onde, além do palco mundo, haverá o palco Espanha.
A edição de 2008 do Rock in Rio decorre em Lisboa nos dias 30 e 31 de Maio e 6,7 e 8 de Junho, saltando para Madrid 19 dias depois, nos dias 27 e 28 de Junho e 4,5 e 6 de Julho.
"Pela primeira vez - explicou Medina - vamos ter dois países no mesmo ano a enviar a mesma mensagem para o mundo, reforçando a importância da música enquanto linguagem universal".
Para já, o único nome confirmado é o do artista espanhol Alejandro Sanz, que actuou em Portugal na última edição e é o primeiro embaixador social, que ajudará a "espalhar" a mensagem da defesa do ambiente.
"Esta é a grande questão da humanidade - insistiu Medina - Estamos a decidir se temos futuro ou não. Estamos a destruir a terra e temos de nos mobilizar para que pressionemos os políticos a fazer deste um tema permanente da agenda".
A campanha hoje desencadeada em Madrid pretende consolidar a marca social Rock in Rio, que nesta caso se desenrolará numa nova cidade de 200 mil metros quadrados, a construir em Arganda del Rey, perto de Madrid.
O acordo com a autarquia tem já a validade de três anos, o que implica a realização de pelo menos três edições em Madrid, um motivo de "orgulho" para o presidente da câmara, Ginés López.
"O impulso da economia, a criação de emprego, o desenvolvimento económico, a promoção e difusão da cultura e a educação de valores como a protecção ambiental, fazem deste evento uma oportunidade vital para a nossa cidade", afirmou.
O evento em Madrid envolve uma parceria com a Gamerco, a maior promotora de espectáculos em Espanha, que acaba de ser comprada pela gigante norte-americana Live Nation.
Durante a cerimónia de apresentação de hoje, e além de um compromisso social firmado por Roberto Medina e Alejandro Sanz, foi ainda assinado um protocolo entre a câmara do Rio de Janeiro e a de Arganda del Rey.
O protocolo pretende criar uma rede de cidades anfitriãs do Rock in Rio.