Roda de Choro de Lisboa mostra "Lusofolias" na Casa de Lafões

Lisboa, 05 dez (Lusa) - O grupo Roda de Choro de Lisboa apresenta na terça-feira em Lisboa o álbum de estreia, "Lusofolias", no qual mistura o chorinho brasileiro com música de raiz popular e tradicional portuguesa.

© 2011 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

A apresentação decorrerá na Casa de Lafões, em Lisboa, onde o grupo atua todas as semanas há cerca de um ano, protagonizando bailes de choros e sambinhas.

No concerto de terça-feira participarão Sérgio Godinho, que interpreta no álbum o tema "Carinhoso", de Pixinguinha, com letra de João de Barro, e o músico Nuno Rafael.

A Roda de Choro de Lisboa, que inclui os músicos Nuno Gamboa (guitarra), Eduardo Miranda (bandolim), Etienne Lamaison (clarinete), Carlos Lopes (acordeão) e Alexandre Santos (percussão), decidiu lançar o primeiro álbum depois de mais de 600 concertos em quase seis anos de atividade.

"Lusofolias" apresenta 12 temas do repertório da banda: três originais e nove clássicos do chorinho, entre os quais "Carinhoso", de Pixinguinha, por Sérgio Godinho.

A ideia era gravar algo que "as pessoas que veem 30 ou 40 concertos da Roda por ano quisessem levar para casa", explicou recentemente à agência Lusa o português Nuno Gamboa.

"Misturamos elementos da música portuguesa, como o corridinho, o fandango, o fado... A nossa música é uma mistura. Não pretendemos fazer um chorinho puro como se faz no Rio de Janeiro. A nossa linguagem pretende ser mais multicultural, mais `world music`", descreveu.

A Roda de Choro de Lisboa já toca na Casa de Lafões "vai fazer um ano" e tem sido "muito gratificante", porque "dá vida à casa", e para ouvir e dançar o chorinho vai gente "de todo o género, dos 16 aos 70 anos", descreveu o músico.

Tópicos
PUB