EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Romance "A Casa da Sorte" de Ana Filomena Amaral editado nos Estados Unidos

Romance "A Casa da Sorte" de Ana Filomena Amaral editado nos Estados Unidos

Nova Iorque, 03 jul (Lusa) -- O romance "A Casa da Sorte", de Ana Filomena Amaral, foi traduzido para inglês e publicado pela editora norte-americana Strategic Book Publishing and Rights, foi hoje anunciado.

Lusa /

O romance foi traduzido por Eulália Gameiro e ostenta o título "Vaulted Home". Segundo nota da editora, a narrativa divide-se em duas partes. Na primeira "é contada a história da humanidade, desde a pré-história até ao século XX, e representa a casa do mundo, e a segunda é a história da construção da casa do indivíduo".

"Os sete capítulos em que a narrativa é dividida são uma analogia e referência aos sete dias bíblicos da `Criação`", acrescenta a editora norte-americana.

A protagonista "é uma mulher, que incorpora todos os períodos da narrativa e interage com as principais personagens masculinas, de acordo com seu papel na história do mundo".

"Temos depois o lado mais íntimo da história, que é a construção da casa do homem, a casa do ser humano, com todos os pensamentos e sentimentos filosóficos", lê-se no mesmo comunicado.

Em declarações à Lusa, a escritora afirmou que está muito satisfeita, "tanto mais que esta é uma edição que, através da Amazon, é disponibilizada para todo o mundo".

"Estou bastante satisfeita, ao fim de 25 anos de escrita penso que, de certa forma, é um reconhecimento que acho que a minha escrita merece. Estou, aliás, já a escrever outro romance que sairá daqui a dois anos".

Em outubro, a autora conta editar um novo romance, "O cassador de muros" -- exatamente com dois "esses" -, e que será também editado nos Estados Unidos.

Ana Filomena Amaral, de 52 anos, é natural de Avintes, no distrito do Porto, é mestre em História Económica e Social Contemporânea, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Na ficção estreou-se em 1989 com "Uma porta abria-se a fogo", título ao qual se seguiu "O segredo do cavalo-marinho" (1995), "A Casa da Sorte" (2004), "A coroa de Góis" (2007) e, há três anos, "Pão e água".

Em 1999, publicou a monografia histórica "Avintes na margem esquerda do Douro" e, nesta área, tem publicadas "Góis entre o rio e a montanha" (1997), "Maria de Lourdes Pintasilgo: Os anos da Juventude Universitária Católica Feminina -- 1952-1956 (2009)".

Tópicos
PUB