Romance de espionagem e biografia nas livrarias pela Europa-América

Um romance de espionagem sobre a CIA, uma biografia de São Francisco de Assis e um livro com todo o tipo de curiosidades caninas são algumas das obras que a Europa-América está a fazer chegar às livrarias.

Agência LUSA /

"A Companhia", de Robert Littel, editado na colecção Contemporânea, propõe um mergulho à vida dupla dos espiões e, cruzando na mesma trama figuras históricas com personagens fictícias, vai dando a conhecer a CIA real.

Ex-jornalista da Newsweek, o americano Robert Littel, a residir actualmente em Paris, romanceia acerca da caça ao espião infiltrado, da recruta de agentes, das crises políticas mundiais e de outras organizações de espionagem, como o KGB ou a Mossad.

Outra das propostas da Europa-América é a obra "São Francisco de Assis", uma biografia de Ivan Gobry acerca de uma das figuras religiosas que tem inspirado mais livros sobre a sua vida.

Filho de um rico burguês italiano, Francisco de Assis terá abandonado a família para se dedicar ao serviço dos pobres, viver de esmolas e praticar a caridade entre os leprosos no século XIII, granjeando com isso diversos infortúnios que não o fizeram desistir.

A biografia de Gobry, especialista no período medieval e autor de obras também na área da Filosofia, relata o caminho da conversão, os primeiros discípulos, o desenvolvimento da Ordem Franciscana e mostra como é possível conhecer Francisco de Assis através dos seus próprios escritos.

Num tom mais lúdico, a editora faz também chegar aos escaparates, inserido na série "Cães, Gatos e Companhia", o livro "Chamam-me Cão?!", de José Freyre, que dá conselhos sobre o animal de estimação ao mesmo tempo que revela curiosidades acerca da espécie.

Dos direitos dos animais às datas de calendário que lhes são dedicadas, passado por um sem-número de dados históricos, o livro fala tanto de Laika, a cadela do espaço, como dos cães anónimos que intervieram na pesquisa de vítimas no World Trade Center.

A representação do "melhor amigo do homem" na literatura e na religião, nos desenhos animados ou nos provérbios também não foi esquecida, havendo ainda lugar no livro para breves explicações acerca das raças e pedigrees, das doenças e principais necessidades dos canídeos, algo que o dono deve conhecer para o bem-estar do animal.

PUB