Romance de João Ricardo Pedro, Prémio LeYa 2011, é editado em maio
Lisboa, 08 jan (Lusa) -- O primeiro romance do escritor João Ricardo Pedro, "O teu rosto será o último", vencedor do Prémio LeYa 2011, é editado em maio disse à agência Lusa fonte do grupo editorial.
João Ricardo Pedro foi o primeiro português a ser distinguido com o Prémio LeYa, no valor de cem mil euros.
"O romance deverá sair em maio, por altura da Feira do Livro de Lisboa", disse fonte da administração do grupo.
Sobre "O teu rosto será o último", o júri do prémio, presidido por Manuel Alegre, salientou a "composição delicada de histórias autónomas, que se traçam em fios secretos", considerando que o romance, "apoiado em imagens fortes, constrói um perturbador painel do presente português".
Os jurados sublinharam também o "referencial erudito" e o "poder de imaginação" que o romance evidencia.
João Ricardo Pedro, nascido em Lisboa em 1973, engenheiro eletrotécnico, casado, pai de dois filhos, decidiu escrever porque se encontrava desempregado, disse à Lusa em outubro, quando a Leya anunciou o vencedor.
O romance "O teu rosto será o último" relata a história de uma criança nascida em Portugal no período da Revolução do 25 de Abril e segue o seu percurso até aos 17 anos, acompanhada pela família.
O Prémio Leya, no valor de cem mil euros, foi criado em 2008 e já distinguiu a obra "O rastro do jaguar", do brasileiro Murilo Carvalho, e "O Olho de Hertzog", do moçambicano João Paulo Borges Coelho.