Romance "Essa Terra", do brasileiro Antônio Torres, publicado em Portugal
O romance "Essa Terra", do escritor brasileiro Antônio Torres, vai ser editado em Portugal, pela Teodolito, que realiza apresentações da obra, com o autor, esta semana, em Lisboa e Póvoa de Varzim, no festival Correntes d`Escritas.
Definido pela editora como "um dos mais marcantes romances da literatura brasileira contemporânea", "Essa Terra" data de 1976, altura em que foi publicado no Brasil.
A Teodolito recorda que, na altura, este "relato emocionante do impacto da grande cidade sobre o imigrante nordestino", depressa se transformou "num clássico da narrativa das grandes vagas de migração do nordeste brasileiro, para as grandes metrópoles, movimento a que o próprio autor não escapou".
Antônio Torres nasceu em 1940, na cidade de Junco, no interior da Bahia, hoje conhecida por Sátiro Dias, retratada em "Essa terra", e percorreu os mesmos caminhos das personagens da obra, "deixando o Nordeste para procurar a sorte nas metrópoles do Sudeste do Brasil", segundo a editora.
Jornalista e escritor, que passou pela publicidade, Antônio Torres é membro da Academia Brasileira de Letras.
Estreou-se nas letras em 1972, com o romance "Um cão uivando para a lua", quatro anos antes da publicação de "Essa terra".
O romance de raiz autobiográfica acabaria por inaugurar uma trilogia, prosseguida em 1997, com "O cachorro e o lobo", romance distinguido pela União Brasileira de Escritores, e "Pelo fundo da agulha", que valeu ao autor o Prémio Jabuti, em 2007.
"Essa terra" centra-se na história de uma família de Junco, um casal com doze filhos, que perdeu a roça, o que obriga um deles, Nelo, a emigrar para São Paulo.
O romance abriu caminho à carreira internacional do escritor, sendo publicado na Alemanha, Argentina, Cuba, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Israel, Itália e Reino Unido, entre outros países.
Segundo a editora, Antônio Torres vai estar em Portugal, no festival Correntes d`Escritas, e em Lisboa, para a apresentação da obra.
Na capital portuguesa, o livro será apresentado na segunda-feira, 29 de fevereiro, pela escritora portuguesa Teolinda Gersão, numa sessão que deverá ter início às 18:30, na livraria Barata, que conta com a participação do ator Manuel Marcelino.
Na Póvoa de Varzim, o romance "Essa Terra" será apresentado quatro dias antes, na quinta-feira, 25 de fevereiro, no Cine-Teatro Garrett, na Póvoa de Varzim.
"Os homens dos pés redondos", "Carta ao bispo", "Adeus, velho", "Balada da infância perdida", "Um táxi para Viena d`Áustria", "O centro das nossas desatenções", "Meu querido canibal", "Pelo fundo da agulha" e "O nobre sequestrador" são alguns romances do escritor, que publicou também volumes de crónicas como "Sobre pessoas" e que abordou oo universo infantil em obras como "Minu, o gato azul".
Antônio Torres foi distinguido, entre outros prémios, com o PEN Club, pelo romance "Um táxi para Viena d`Áustria", e o Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras, pelo conjunto da obra.
A sua obra para a infância "Meninos, eu conto" tem o "Selo Altamente Recomendável", da fundação brasileira do Livro Infantil e Juvenil. O Governo francês designou-o Chevalier des Arts et des Lettres, em 1998.
De Antônio Torres, a editora Saída de Emergência publicou, em Portugal, em 2006, o romance "O Nobre Sequestrador".