Romancista Cormac McCarthy venceu Pulitzer com "A estrada"
O escritor norte-americano Cormac McCarthy venceu o Prémio Pulitzer na área de ficção com o romance "A estrada", informou a organização do prestigiado galardão dos Estados Unidos.
Cormac McCarthy, de 73 anos, venceu o Pulitzer na categoria de ficção, no valor de 7.300 euros, com "A Estrada", obra editada em Portugal pela Relógio d`Água.
Nesta categoria eram finalistas os escritores Alice McDermott, com "After This", e Richard Powers, com "The Echo Maker".
De McCarthy estão também editadas em Portugal obras como "Meridiano de Sangue", "O guarda do pomar" e "o filho de Deus".
O Pulitzer de Poesia foi atribuído a Natasha Trethewey por "Native Guard" e o de Biografia a Debby Applegate por "The most famous man in America", sobre Henry Ward Beecher.
"The Race Beat" valeu a Gene Roberts e a Hank Klibanoff o Pulitzer na área de História.
O saxofonista norte-americano Ornette Coleman, de 77 anos, foi distinguido com o Pulitzer de Música pelo álbum "Sound Grammar", lançado em 2006, após uma década sem gravar.
O prémio Pulitzer é atribuído anualmente pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, e distingue personalidades em 21 categorias diferentes, repartidas entre Jornalismo e Cultura.
O Pulitzer foi atribuído pela primeira vez em 1917 por iniciativa do jornalista e editor Joseph Pulitzer.