Roubado desenho de Picasso da casa de um diplomata russo

Um desenho a lápis de Pablo Picasso avaliado em 180.000 euros foi roubado na Áustria da colecção privada de um diplomata russo, informou a polícia austríaca.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Além do desenho, desapareceram também da casa do diplomata, representante russo no noreste da região da Baixa Áustria, a poucos quilómetros de Viena, peças e artigos de luxo avaliados conjuntamente em 41.000 euros.

A obra do pintor espanhol, executada possivelmente em 1920, é um desenho a lápis sobre papel de 31,8X22,5 centímetros, com o título "Corrida", representando um touro a investir contra um cavalo numa arena.

Juntamente com o desenho, os larápios levaram um livro de bolso assinado por Picasso, avaliado em 1.200 euros, e uma outra peça gráfica de valor muito menor intitulada "Lisístrata".

Na opinião da polícia, pelo modo como o roubo foi levado a cabo, esteve envolvido um bando de ladrões profissionais que sabia exactamente de que objectos queria apoderar-se.

Os ladrões entraram na vivenda, então vazia, pela janela de uma cave e roubaram, além das peças de arte, vários relógios de grande valor e roupas caras.

O proprietário das obras de Picasso assegura que elas são originais, o que a polícia irá determinar consultando facturas e outros documentos legais apresentados.

Segundo a polícia, não havia na casa do diplomata qualquer dispositivo de alarme.

PUB