Rui Beja eleito por unanimidade presidente da Associação de Editores e Livreiros

por © 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Lisboa, 24 Jul (Lusa) - Rui Beja, administrador da Lisboa Editora, foi eleito hoje, por unanimidade, presidente da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) para o triénio 2008-2011.

A eleição era já dada como certa na medida em que Rui Beja, que substituiu agora António Baptista Lopes que se encontrava à frente da instituição há seis anos, foi o único candidato que se apresentou a escrutínio.

Segundo dados da APEL, Rui Beja recebeu o total dos votos da assembleia eleitoral, "que correspode a 25 por cento dos 300 associados".

A presidência da mesa da Assembleia-Geral é assumida por Paulo Teixeira Pinto, em representação da Guimarães Editora e a presidência do Conselho Fiscal caberá a António Baptista Lopes, em representação da Âncora Editora.

Para além de Rui Beja, foram também eleitos para a direcção João Espadinha da Editorial Presença, Henrique Mota da Principia Editora, Pedro Cabrita Carneiro do Círculo de Leitores/Grupo Bertelsmann, e Ana Neves das Livrarias El Corte Inglés.

Em declarações à Lusa, Rui Beja afirmou-se "satisfeito por ter alcançado a unanimidade dos sócios votantes".

"Agora é mãos à obra com toda a equipa", sublinhou.

Antes de ser eleito, Rui Beja assinalou à Lusa que perspectivava "uma mudança estatutária" para a qual equacionou duas hipóteses.

"Uma estrutura que junte livreiros e editores no que aos dois sectores diz respeito mas que crie especificidades para cada área - explicitou. Outra hipótese poderá ir no sentido da criação de uma federação que agrupe os diversos sectores e cuja direcção seria eleita a partir das respectivas direcções".

Relativamente ao actual modelo administrativo defendeu a necessidade de o "repensar".

Rui Beja, 64 anos, considera essencial que a APEL "se modernize" e, nesse sentido, aposta "numa comunicação interna mais activa com os associados e, paralelamente, para o exterior, fortalecendo a imagem da associação".

"Aos olhos da opinião pública e com alguma razão, a APEL está um pouco parada, e isso tem de mudar", enfatizou.

Actualmente administrador não-executivo da Lisboa Editora do Grupo Porto Editora de que é consultor de planeamento estratégico e gestão de risco, Rui Beja assegura que estas funções o "libertam" para dar mais atenção à APEL.

NL.

Lusa/Fim


pub