Rui Veloso canta 25 anos de carreira em concertos "Os Vês pelos Bês"

"Os Vês pelos Bês" é o espectáculo que o músico Rui Veloso protagoniza em Novembro no Coliseu do Porto e no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, para celebrar 25 anos de carreira.

Agência LUSA /
As celebrações dos 25 anos de carreira de Rui Veloso prosseguem na RTP com a exibição, entre Novembro e Dezembro, de um documentário produzido por Ivan Dias DR

Rui Veloso actua a 03 e 04 de Novembro no Coliseu do Porto, e a 10 desse mês no Pavilhão Atlântico, em concertos que se integram na série de actuações programadas ao longo deste ano para festejar as bodas de prata.

Completam-se agora 25 anos desde a edição de "Ar de Rock", o álbum de estreia do cantor, com temas que já são clássicos da música portuguesa como "Chico Fininho", "Saiu para a Rua" ou "Rapariguinha do Shopping".

Vinte e cinco anos depois, Rui Veloso editou em Novembro de 2005 o seu nono álbum de originais, "A espuma das canções".

Em todos eles há um denominador comum: Carlos Tê, autor das letras da maioria das canções, numa parceria que se cumpre há trinta anos.

As primeiras canções foram em inglês, mas a memória é fixada em "Chico Fininho", a primeira com letra em português, escrita na altura por um Carlos Tê desconhecido.

"Eu queria provar que a letra soaria bem em português e não tinha responsabilidade nenhuma porque ninguém me conhecia", afirmou Carlos Tê à agência Lusa.

Trinta anos depois, o nome de Carlos Tê está invariavelmente associado a Rui Veloso, por parcerias que se traduziram em "cerca de oitenta canções" como "Porto Covo", "Cavaleiro Andante", "Porto Sentido", "A Paixão (segundo Nicolau da viola)", "Calmaria", "Lado Lunar", "Todo o tempo do mundo", "Jura" ou "Não queiras saber de mim".

"São letras e não poemas", como distingue Carlos Tê, referindo que a poesia é mais elaborada e mais livre, sem restrições como nas letras, que obedecem muitas vezes a um padrão melódico".

"O universo temático é que acaba por ser restrito e andar à roda do amor", explicou Tê.

Celebrar em Novembro a música de Rui Veloso é também celebrar os textos de Carlos Tê, em três concertos que contarão com a participação de Mariza, do grupo Rio Grande e da cantora espanhola Luz Casal, com quem Rui Veloso também já trabalhou.

As celebrações dos 25 anos de carreira de Rui Veloso prosseguem na RTP com a exibição, entre Novembro e Dezembro, de um documentário produzido por Ivan Dias, que incluirá imagens dos concertos de Novembro.

Em fase de produção estão ainda a fotobiografia de Rui Veloso por Ana Mesquita e o primeiro "songbook" do músico, produzido por Mafalda Magalhães.


PUB