Sala de leitura Lucas Pires inaugurada na biblioteca do Parlamento Europeu

por © 2009 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Bruxelas, 01 Jan (Lusa) - A sala de leitura Francisco Lucas Pires foi hoje inaugurada na biblioteca do Parlamento Europeu em Bruxelas, numa cerimónia com a presença do presidente da instituição, muitos eurodeputados portugueses e dois filhos do homenageado.

O evento contou ainda com a presença de algumas dezenas de funcionários europeus que trabalharam na capital belga com aquele político português e membro do Parlamento Europeu, falecido há dez anos.

O presidente do Parlamento Europeu Hans Gert Pottering recordou a amizade que teve com Lucas Pires, com quem "partilhava ideias e a data de aniversário".

Por seu lado lado, o eurodeputado democrata-cristão José Ribeiro e Castro, o impulsionador da ideia de dar o nome de Lucas Pires à sala de leitura, sublinhou que a homenagem era feita pelo "conjunto do Parlamento Europeu" e não apenas pela família política europeia do político português falecido.

Francisco António Lucas Pires, falecido a 22 de Maio de 1998, foi o primeiro vice-presidente português do Parlamento Europeu, eleito em Janeiro de 1986, quando Portugal aderiu à então CEE (Comunidade Económica Europeia).

O filho Simão Almeida Garrett Lucas Pires, de 18 anos, agradeceu a homenagem e manifestou a satisfação por ver que muitas pessoas no Parlamento Europeu foram "tocadas" pelo seu pai.

Lucas Pires foi deputado à Assembleia da República, entre 1976 e 1986, pelos círculos de Porto, Coimbra e Lisboa, foi coordenador-geral da Aliança Democrática (1979-80) e ocupou o cargo de Ministro da Cultura e da Coordenação Científica no VIII Governo Constitucional (1982-83).

O conhecido e respeitado político português integrou o Conselho de Estado (1983-85) e foi Presidente do CDS-PP (1983-85), partido que abandonou em 1991.

Exerceu o cargo de deputado no Parlamento Europeu, eleito como candidato independente nas listas do PSD e foi o primeiro vice-presidente português do Parlamento Europeu (1997-98).

Lucas Pires aderiu ao Partido Social Democrata, após a adesão deste ao PPE, em 1997.

A homenagem a Lucas Pires foi fechada com uma canção interpretada pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, que está em Bruxelas para dar um concerto quinta-feira.

FPB.

Lusa/Fim

Tópicos
pub