Salas Arrábida Shopping no Porto as mais frequentadas na última semana
As salas de cinema do centro comercial Arrábida Shopping, no Porto, foram as que tiveram mais espectadores na última semana em todo o país, segundo um estudo sobre consumo de cinema hoje divulgado.
Os números foram dados a conhecer numa conferência de imprensa, em Lisboa, por Catarina Bastos, directora-geral Screenvision Portugal, empresa que comercializa espaço publicitário nos cinemas.
Com base em dados oficiais de espectadores regularmente apurados pelo Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia - entidade que começou em 2005 a contabilizar os espectadores que frequentam os cinemas - a Screenvision obteve um "ranking" que coloca o Arrábida Shopping em primeiro lugar, na última semana.
Em segundo lugar ficaram as salas de cinema do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, seguidas por outras, com um número muito próximo de espectadores, nomeadamente nos centros comerciais Almada Fórum e no Vasco da Gama, também na região da Grande Lisboa.
"O facto de os espectadores procurarem cada vez mais os centros comerciais para ir ao cinema indica que o público prefere um espaço de grande e diversificada oferta de filmes", observou, referindo que as salas de cinema do Arrábida Shopping, no Porto, contabilizam cerca de dois milhões de pessoas por ano.
Catarina Bastos apresentou ainda os resultados de um estudo de audiências encomendado à Marktest e intitulado Bareme Cinema, que visa caracterizar o comportamento dos portugueses nesta área de entretenimento para dar uma informação regular às agências e anunciantes de publicidade.
O estudo realizado à população com mais de 15 anos residente no continente indica que 70,3 por cento da população entre esta idade e os 34 anos costuma ir ao cinema.
Entre os consumidores de cinema, 37,6 por cento residem na Grande Lisboa e 36,2 por cento no Grande Porto.
O estudo apurou ainda que 68,6 por cento dos espectadores têm um dia preferido para ir ao cinema e destes, 40,7 por cento elegem o sábado.
Outro estudo encomendado à Markest em 2005 indicava que os consumidores de cinema estão numa proporção quase idêntica quanto ao género, com 49,5 por cento de homens e 50,1 por cento de mulheres, enquanto a sua ocupação se reparte sobretudo entre os estudantes (28 por cento) e quadros médios ou superiores (17,3 por cento).
A Screenvision Portugal gere a publicidade em 279 ecrãs das salas de 46 cinema nacionais, movimentando um volume de negócios da ordem dos 11 milhões de euros.