Sampaio atribui Comenda da Ordem Infante D. Henrique a René Martin
O Presidente da República atribui domingo a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique a René Martin, director artístico da Festa da Música, cuja sexta edição começou sexta- feira no Centro Cultural de Belém (CCB).
A informação foi confirmada hoje à agência Lusa pelo assessor de Jorge Sampaio para a Cultura, José Manuel Santos.
A cerimónia realizar-se-á na Sala Waldstein (Grande Auditório) antes do início do Triplo Concerto para piano e violino, violoncelo e orquestra em Dó maior op. 56 de Ludwig van Beethoven, às 16:00.
Interpretado pela Sinfonia de Varsóvia, dirigida por Peter Csaba, o triplo concerto conta com interpretações de Dmitri Makhtin (violino), Alexander Kniazev (violoncelo) e Boris Berezovski ao piano.
René Martin estudou Gestão e Administração de Empresas e estudos musicais (percussão, história da música, composição, harmonia e música electroacústica) e fundou o Centre de Réalisations et d` Études Artistiques (CREA) em Nantes.
É o director artístico do CREA desde 1979, organizando, anualmente, em Nantes e na região do Loire, uma série de concertos de música de câmara (CMC) e "concertos espirituais".
Em 1981, criou o Festival International de Piano de La Roque d`Anthéron, em 1986 o Les Moments Musicaux de Hermitage à la Baule e desde 2000 que é o director artístico da Festa da Música, no CCB (Lisboa).
Em França, o ministro da Cultura e da Comunicação, Renaud Donnedieu de Vabres, agraciou, recentemente, René Martin com as insígnias da Ordem do Mérito francesa.