"Sangue do meu sangue", de João Canijo, recebe maior número de prémios

por Lusa

Lisboa, 28 fev (Lusa) -- O filme "Sangue do meu sangue", de João Canijo, o romance "Tiago Veiga. Uma Biografia", de Mário Cláudio, e o álbum "E Fomos pela Água do Rio", de Fausto, são alguns dos distinguidos pela Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

O ex-Presidente da República, Mário Soares, recebeu o Prémio Vida e Carreira da SPA e o Prémio Internacional Autores ao realizador e argumentista espanhol Imanol Uribe.

O Prémio melhor programação autárquica foi atribuído, Ex aequo, por igual mérito, às câmaras municipais de Coimbra e de Évora.

A gala da terceira edição dos Prémios da SPA realizou-se na noite de segunda-feira, no CCB, em Lisboa, e foi transmitida pela RTP1.

Durante a gala foram ainda atribuídos os Prémios Autor que se dividem em oito áreas, cada uma com diferentes categorias.

Os prémios da SPA são atribuídos em parceria com a RTP.

No Cinema, "Sangue do meu Sangue", de João Canijo, foi distinguido como melhor filme, melhor argumento e deu também o prémio de melhor atriz a Rita Blanco.

O prémio melhor ator foi para Nuno Melo em "O Barão", de Edgar Pêra

Na Literatura foi distinguido, como melhor livro de ficção narrativa, "Tiago Veiga. Uma Biografia", de Mário Cláudio.

Melhor livro de poesia, "A Mão na Água que Corre", de José Manuel de Vasconcelos, e o melhor livro infanto-juvenil foi "A casa sincronizada", de Inês Pupo e Gonçalo Pratas Ilustração de Pedro Brito.

Na música, o álbum "Em Busca das Montanhas Azuis", de Fausto Bordalo Dias, recebeu o prémio de melhor do ano e também o de melhor canção por "E Fomos pela Água do Rio".

O prémio de melhor trabalho de música erudita foi para a interpretação da Integral de Chopin de Artur Pizzarro.

No Teatro foi distinguido o melhor texto português representado, "Israel", de Pedro Penim, assim como "A Missão - Recordações de uma Revolução" de Mónica Calle, como melhor espetáculo.

Luísa Cruz, em "A Varanda", de Jean Genet, teve o prémio de melhor atriz, enquanto o de melhor ator foi para Luís Miguel Cintra em "Ela", a segunda peça do dramaturgo francês encenado pela Cornucópia.

Na televisão, Linha da Frente, de Mafalda Gameiro da RTP1, recebeu o prémio de melhor programa de informação.

O Último a Sair de Bruno Nogueira, Frederico Pombares e João Quadros, Sérgio Graciano, André Banza e Ricardo Freitas, recebeu o prémio de Melhor programa de ficção e, como melhor programa de entretenimento foi distinguido Cuidado com a Língua de José Mário Costa e Ricardo Freitas.

O prémio para melhor programa de rádio foi atribuído a Nuno Markl com a série Caderneta de Cromos.

 

Tópicos
pub