Santarém dedica Novembro a Bernardo Santareno

por © 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A.

Santarém dedica Novembro a Bernardo Santareno, escritor nascido na cidade, com um vasto programa de actividades que tem o seu ponto alto numa gala, agendada para dia 19, e na qual são entregues os Prémios Santareno de Teatro.

O programa "Novembro, Mês de Santareno", iniciativa do Instituto Bernardo Santareno, abre hoje com a inauguração da exposição "Bernardo Santareno, pseudónimo de António Martinho do Rosário, Vida e Obra", que estará patente uma semana no centro comercial da cidade.

Mas é segunda-feira que a programação arranca em força, no teatro Sá da Bandeira, com a inauguração da exposição "Santarém, Capital do Teatro", dedicada a quatro vultos com ligação ou da cidade - Almeida Garrett, Bernardo Santareno, Alda Rodrigues e Mário Viegas.

Ao final da tarde (18:30) de segunda-feira inicia-se um ciclo de três conferências que vai decorrer ao longo da semana.

A docente da Faculdade de Letras de Lisboa e crítica teatral Maria Helena Serôdio abre o ciclo com uma conferência sobre o tema "Bernardo Santareno: Um Teatro de Afectos".

Terça-feira, o director do Teatro Experimental de Cascais e da Escola Profissional de Teatro de Cascais, Carlos Avilez, vem a Santarém falar sobre "Encenar Santareno".

O ciclo de conferências prossegue dia 08, às 21:30, com uma prelecção do professor da Faculdade de Letras de Coimbra Oliveira Barata sobre "O Trágico em Bernardo Santareno".

Dia 14, é apresentada a edição comemorativa dos 50 anos de "A Promessa", de Bernardo Santareno, com a presença de actores do Teatro Experimental do Porto (TEP), sob a direcção de Norberto Barroca, e do seu presidente, Júlio Gago.

"A Promessa", publicada em 1957, foi estreada pelo TEP, a 23 de Novembro desse ano, com encenação de António Pedro.

No dia seguinte será projectado o filme "A Promessa", realizado por António Macedo, em 1972, primeiro filme português a integrar a Selecção Oficial do Festival de Cannes.

A ocasião será aproveitada para homenagear António de Macedo, que estará presente, disse à agência Lusa o presidente do Instituto Bernardo Santareno, Vicente Batalha.

O filme, que tem como protagonistas Guida Maria, João Mota e Sinde Filipe, teve antestreia no Festival de Cinema de Santarém, em Novembro de 1972, e foi o primeiro filme português a integrar a selecção oficial do Festival de Cannes no ano seguinte.

A II Grande Gala Santareno está agendada para dia 19, à noite, também no Teatro Sá da Bandeira, altura em que serão entregues os "Prémios Santareno de Teatro", um troféu da autoria de José Coelho, durante um espectáculo com bailado, canto, música e teatro.

A programação encerra dia 23 com a estreia do espectáculo "Bernardo Santareno: Os Túneis da Liberdade", pelo Veto Teatro Oficina, um grupo amador pertencente ao Circulo Cultural Scalabitano.

pub