São Carlos apresenta em estreia duas óperas de Rachmaninov

Lisboa, 06 Mar (Lusa) - O Teatro Nacional de São Carlos vai apresentar sábado duas óperas do compositor russo Serguei Rachmaninov (1873-1943), "Aleko" e "Francesca da Rimini", numa estreia em Portugal.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

As duas óperas são apresentadas em versão de concerto e seguem-se à estreia em 2005 da outra ópera do compositor, "O Cavaleiro Avarento".

A designada "Noite Rachmaninov" conta com um elenco de cantores russos como Sergei Leiferkus, Olga Romanko, Viktor Afanasenko, Askar Abdrazakov e Larissa Savchenko, nascida na Ucrânia.

"Aleko" é uma ópera em um acto com libreto baseado no poema Os Ciganos, de Puchkin, e foi composta por Rachmaninov em apenas 17 dias como prova final de curso no Conservatório.

O papel titular está a cargo do barítono russo Sergei Leiferkus, que tem actuado nos mais importantes teatros líricos e sob a direcção de maestros como Claudio Abbado, Daniel Barenboim ou Georg Solti.

"Francesca da Rimini", com prólogo, um acto e epílogo, tem libreto de Modest Ilitch Tchaikovski segundo o Canto V do Inferno de Dante Alighieri e estreou no Teatro Bolshoi em 1906.

As duas óperas têm récitas nos dias 8, 10 e 11 de Março, com o maestro Will Humburg a dirigir a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

EO.

Lusa/Fim


PUB