Saramago muito satisfeito com distinção de Doris Lessing
José Saramago considerou "mais do que merecido" o prémio Nobel da Literatura hoje atribuído a Doris Lessing, nove anos depois de ter sido o escritor português o distinguido.
Em declarações à Lusa, o escritor disse que conheceu em Londres "há um bom par de anos" Doris Lessing e que tem por ela grande estima.
"É uma pessoa preocupada com o mundo e com ideias claras", sublinhou Saramago que descreve a romancista britânica como "uma pessoa muito aberta, sem nenhuma pose ou vaidade".
"Como é que tardaram tanto a dar-lhe o Nobel?", questionou o escritor, frisando que "é um prémio mais do que merecido" e que recebeu a notícia com "muita satisfação".
José Saramago não quis destacar nenhum dos títulos da vasta obra de Lessing, por considerar que toda ela "é muito complementar".
"Espero que a resgatem dessa zona cinzenta em que estava há bastante tempo e espero que o Nobel reavive o interesse dos leitores por ela", afirmou José Saramago.
Doris Lessing, que completa 88 anos no próximo dia 22, foi hoje surpreendida pelos jornalistas, quando regressava a casa das compras, com a notícia de que ganhara o Nobel.