SeallySeason estreiam "Rehab" no dia 20 no Teatro da Trindade

por Lusa

Lisboa, 12 abr (Lusa) -- O papel do espetador como cocriador do espetáculo de teatro é um dos temas da peça "Rehab", que os SillySeason vão estrear no Teatro da Trindade, em Lisboa, a 20 de abril.

Segundo a companhia, a peça visa a construção de uma dramaturgia que permita refletir sobre o papel do espetador enquanto elemento essencial do espetáculo e a sua autoridade, capacidade e qualidade enquanto cocriador desse espetáculo.

Em "Rehab" analisam-se ainda as características internas e externas de um determinado público, sempre na tentativa de "reabilitação" desse público e, consequentemente, daquilo de que é elemento fundamental: o espetáculo de teatro, acrescentam.

Os SeallySeason recuperam, assim, conceções teóricas do filósofo Jacques Rancière, do crítico Nicolas Bourriaud e da investigadora Marie-José Mondazin, que exploraram as ligações entre estética e política, mas também questionam o papel do espetador na construção do espetáculo.

Assim, a companhia SeallySeason parte do geral para o particular, ficciona rotinas e coloca questões às quais pretende dar resposta.

Por isso, a companhia questiona também qual a pertinência deste espetáculo enquanto arte e entretenimento, e no sentido de uma reabilitação e reestruturação de um espaço.

"Rehab" sucede a "Grande Plano", transmitido este ano pela RTP2, e a "Pano de Fundo", espetáculo produzido em 2016.

A peça, que tem criação e interpretação de Ana Sampaio e Maia, Cátia Tomé, Ivo Silva e Ricardo Teixeira, e desenho de luz da SeallySeason, vai estar em cena de quarta-feira a sábado, às 21:45, e aos domingos, às 17:00, no Teatro da Trindade, em Lisboa, até 7 de maio.

 

Tópicos
pub