Segunda edição do Festival de Cinema de Roma com 14 obras em competição

O Festival de Cinema de Roma começa quinta-feira com 14 filmes em competição, 15 antestreias mundiais e várias estrelas de cinema a marcarem presença nesta segunda edição do certame italiano.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /
"Youth without youth", de Francis Ford Coppola, é uma das antestreias mais aguardadas, assinalando o regresso do realizador norte-americano DR

Entre os 14 filmes em competição pelo prémio Marco Aurélio a maioria é de produção europeia, entre os quais "Barcelona, un mapa", de Ventura Pons, e "Caotica Ana", de Julio Medem, ambos de Espanha, ou "Le Deuxime Souffle", de Alain Corneau, de França, protagonizado por Monica Bellucci e que abre o festival.

"Youth without youth", filme de Francis Ford Coppola, a partir de uma obra de Mircea Eliade, é uma das antestreias mais aguardadas, assinalando o regresso do realizador norte-americano ao cinema ao fim de dez anos de silêncio.

"Into the wild", de Sean Penn, "Lions for Lambs", de Robert Redford com Tom Cruise, e "Elisabeth: the golden age", de Shekhar Kapur com Cate Blanchett, também serão apresentados em Roma em antestreia.

Em Roma são esperadas as actrizes Sophia Loren, Cate Blanchett, Nicole Kidman e Monica Bellucci, os actores Richard Gere, Viggo Mortensen e Leonardo DiCaprio e os realizadores Giuseppe Tornatore e Luc Besson.

Numa secção intitulada "New cinema network", o realizador português João Pedro Rodrigues apresentará o projecto do seu próximo filme, "Morrer como um homem".

O realizador Terrence Malick e a actriz italiana Sophia Loren irão dar lições de cinema, enquanto o cineasta chileno Raul Ruiz, que apresentará fora de competição o filme "La recta provincia", receberá um prémio pelo conjunto da sua obra.

O realizador jugoslavo Danis Tanovic, realizador do filme "Terra de Ninguém", preside ao júri desta edição, que terminará no dia 27.

Entre retrospectivas, competição e secções paralelas, serão exibidos 167 filmes ao longo dos dez dias do festival, tendo já sido vendidos cerca de 30 mil bilhetes.

Segundo a organização, um dos objectivos da organização é fazer chegar o festival ao grande público, para que possa ver filmes a que de outra forma não teria acesso.

O Festival de Cinema de Roma, cuja edição de 2006 contou com 150.000 espectadores, tem um orçamento de 15 milhões de euros.
PUB